UOL


São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soja modificada ocupa 50% do cultivo


Área mundial de transgênicos já chega a 58,7 milhões de hectares, cultivada por 6 milhões de fazendeiros

Cresce adesão de produtores rurais de países emergentes, com destaque para Argentina, China e África do Sul



TATIANA UEMURA
DAS REGIONAIS

Enquanto o Brasil prossegue nas discussões sobre liberar ou não o plantio comercial de soja modificada, pouco mais de 50% da área cultivada de soja no mundo já é transgênica, segundo levantamento da Isaaa (International Service for the Acquisition of Agri-biotech Applications).
Como na maioria dos países abertos à tecnologia os transgênicos cultivados são misturados aos convencionais, não é possível saber a quantidade e o valor comercializados. Porém o valor da produção transgênica mundial é estimado em US$ 4,25 bilhões em 2002 e deve crescer para US$ 5 bilhões em 2005, segundo o Isaaa.
A soja transgênica foi cultivada em 2002 em 35 milhões de hectares por sete países: Estados Unidos, Canadá, México, Romênia, Uruguai, África do Sul e Argentina, este último país é a matriz das sementes contrabandeadas pelos agricultores gaúchos. A área cultivada de soja no Brasil é de 17,9 milhões de hectares. Das nove culturas transgênicas principais, a soja é o carro-chefe desde 96, seguida por milho e algodão transgênicos.
Fazendeiros vêm adotando a tecnologia, o que fez crescer a área cultivada mundial de transgênicos dos parcos 1,7 milhão de hectares em 1996 para os atuais 58,7 milhões de hectares, em 17 países. São 6 milhões de produtores rurais adeptos da tecnologia.
O aumento da adesão dos agricultores também se deve, em parte, ao anúncio da OMS (Organização Mundial da Saúde) no ano passado de que os alimentos transgênicos comercializados hoje não apresentavam risco à saúde, com a ressalva de que novas culturas deveriam ser avaliadas. Os dados do Isaaa mostram que países emergentes elevaram sua participação global de 14% em 97 para 27% em 2002, sobretudo na Argentina, China e África do Sul.


Texto Anterior: Tecnologia: Unesp pesquisa transgênico de terceira geração
Próximo Texto: Opinião: Falácias Transgênicas
Índice

UOL
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.