São Paulo, terça-feira, 29 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Geração de resultados

Tecnologia corre paralelamente à evolução dos treinamentos, cria equipamentos que tornam os atletas mais leves, mais ágeis e ajuda os técnicos a lerem dados com precisão

ADALBERTO LEISTER FILHO
MARIANA LAJOLO
DA REPORTAGEM LOCAL

Z ola Budd ficou conhecida na Olimpíada de Los Angeles-1984 ao ser protagonista da queda de Mary Decker nos 3.000 m. A norte-americana era favorita, mas tropeçou na sul-africana, que competia sob a bandeira britânica, ao tentar ultrapassá-la. Budd corria descalça.
Não dá para imaginar a repetição de tal cena em uma competição como o Pan-Americano do Rio. Hoje, atletas de todos os esportes têm acesso a equipamentos com tecnologia de ponta. Tudo para otimizar treinos e garantir melhoras significativas de performance.
"No atletismo, já há sapatilhas muito leves, exclusivas para competição, que pesam entre 130 gramas e 150 gramas. Mas, nos treinos, o atleta usa outro tipo de tênis, mais protegido, que minimiza o estresse nas articulações", diz Jayme Netto, técnico da equipe brasileira de revezamento 4 x 100 m.
Recentemente, foram lançados calçados de apenas 70 gramas, cujas travas só servem para uma corrida. Após a prova, podem ir para a lata do lixo.
A natação foi outro esporte no qual a tecnologia auxiliou a aparição de novos recordes.
Os primeiros óculos para a água foram lançados nos anos 50. Antes, os treinos eram abreviados para não irritar muito os olhos dos nadadores.
O uniforme foi outro item que evoluiu. No início do século 20, os maiôs eram feitos de algodão e chegavam a pesar até cinco quilos. Aos poucos, deram espaço a materiais mais leves, como a seda e o nylon.
O avanço mais recente ocorreu na Olimpíada de Sydney, em 2000, quando um fabricante desenvolveu o "fast skin", que imita a pele do tubarão e diminui o atrito com a água.


Texto Anterior: San Juan - 1979
Próximo Texto: PAN - RIO 2007
Objetos de desejo

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.