São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

perfil

Pedetista foi prefeito de São Luís por 3 vezes

DA ENVIADA ESPECIAL A SÃO LUÍS

Médico, casado, o novo governador do Maranhão, o pedetista Jackson Kepler Lago, que completa 72 anos na próxima quarta-feira, tinha o apoio do PT do Estado, mas foi golpeado pela adesão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à candidatura derrotada de Roseana Sarney.
Membro fundador do PDT, Lago foi prefeito de São Luís por três vezes e influencia a eleição dos prefeitos da capital desde 1989, o que levou Roseana Sarney a acusá-lo de também representar uma oligarquia.
O crescimento de Jackson é atribuído ao apoio do governador do Estado, José Reinaldo Tavares, com o uso da máquina que estimulou o anti-sarneysismo.

Derrota de 2002
Lago foi o adversário de Tavares na eleição de 2002. Foi uma disputa acirrada, na qual chegaram à reta final com as pesquisas indicavam empate técnico de Lago com o primeiro colocado. Mas José Reinaldo Tavares acabou vencendo no primeiro turno, com 51,05% dos votos válidos. Tavares tinha o apoio da família Sarney.
Depois de se desentenderam, o governador estimulou o lançamento de diversas candidaturas contra Roseana, que chegou a aparecer em pesquisas como vencedora no primeiro turno.
O Maranhão tem um histórico de eleições apertadas, Em 1994, Roseana bateu Epitácio Cafeteira também por margem apertada.


Texto Anterior: Eleições 2006 - Estados/ Maranhão: De virada, Jackson Lago supera Roseana
Próximo Texto: Em editorial, Sarney chama ex-aliado de "judas repugnante"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.