São Paulo, quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

30.JUN.02
BRASIL PENTACAMPEÃO

O Brasil conquistou o quinto título mundial de futebol ao vencer a Alemanha por 2 a 0, em Yokohama. Somado aos de 58, 62, 70 e 94, o título consolidou a hegemonia do país no esporte.
A conquista marcou a volta por cima de uma seleção que chegou ao torneio desacreditada depois de perder a final de 98 para a França e ter sérias dificuldades para se classificar nas eliminatórias.
O time de Luiz Felipe Scolari foi o primeiro com sete vitórias num Mundial e o único desde o Brasil de 70 com 100% de aproveitamento.
O título também foi um triunfo pessoal do atacante Ronaldo. Após ser responsabilizado pela derrota em 98 e sofrer com seguidas contusões, tornou-se o artilheiro com maior número de gols numa Copa desde 1970 e se igualou a Pelé, com 12 gols pela seleção em Mundiais.

EU ESTAVA LÁ
Por Fabio Victor
De São Paulo

"Lembro de, no carro a caminho de Yokohama, dia da final, Tostão nos contar dos cochilos que Pelé dava no vestiário antes de jogos decisivos.
Lembro de umas fantasias azuis, um absurdo carnaval nipônico, na entrada do estádio.
Dos lampejos de Ronaldo e Rivaldo que garantiram o título, do frango de Khan (sim, e lembro da revolta ao saber que ele, Khan, tinha sido escolhido o melhor da Copa -eu tinha votado em Rivaldo naquele dia).
Lembro de nós, lá de cima, da tribuna de imprensa, rindo ao ver Cafu lá embaixo quebrar o protocolo.
E do abraço apressado com Tostão e os colegas repórteres, as mãos espalmadas em alusão ao penta, antes de descermos avoados para a entrevista -que seria boicotada pelos campeões, irados com a imprensa 'que não acreditava'."



Texto Anterior: 15.mai.06: Segunda-feira de pânico
Próximo Texto: 29.set.06: Queda do avião da Gol
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.