São Paulo, domingo, 31 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIMEIRA LIÇÃO

Esteja pronto para mudar

TOM PETERS
ESPECIAL PARA A FOLHA

O momento é de mudança. Clayton Christensen, mestre em inovação e professor de administração da Harvard Business School, diz: "Bom gerenciamento é a razão número um do fracasso de grandes empresas. Muitas vezes bom gerenciamento significa unidades chatíssimas, com empregados chatos, dando atenção a grandes clientes burocráticos".
É hora de mudar tudo. O desenvolvimento das vendas acontece com novos produtos e serviços cujo passaporte é a inovação. O grande administrador tem habilidade para fazer mudanças rápidas, até radicais, porque a melhoria contínua, a que reúne novos conhecimentos ao que já sabemos, é inimiga da inovação.
Hewlett-Packard, Johnson & Johnson e Pepsi mantêm o sucesso porque, além de descentralizadas, são empreendedoras, estão dispostas a correr o risco de algum fracasso.
Diferencie-se. Há muitas empresas iguais no mundo, fazendo coisas iguais, por preços iguais. Use seu produto ou seu serviço para propiciar uma experiência ao cliente. Ofereça algo a mais. A Harley-Davidson não é só uma moto, é a possibilidade de um contador de 50 anos se vestir com roupas de couro e apavorar habitantes de pequenas cidades.
O impacto das novas tecnologias muda tudo. Precisamos de um novo modelo de negócio. Precisamos reavaliar a natureza fundamental daquilo em que o trabalho pode e deve tornar-se numa época em que as organizações livres de fricção e as cadeias contínuas de valor são a norma. E na qual a excelência de qualidade e serviços apoiados, em toda parte, por dispositivos computadorizados e de comunicação, tornaram-se lugares-comuns.


TOM PETERS, 61, é PhD em gestão pela Stanford University e autor de best-sellers vertidos em 20 línguas

Texto Anterior: CARREIRA EXECUTIVA
Instabilidade define "jeito brasileiro" de gerir

Próximo Texto: Gestão de custos: Controle eficiente não é sinônimo de cortes
Índice


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.