São Paulo, domingo, 31 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGUNDA LIÇÃO

Faça economia inteligente

ROBERT KAPLAN
ESPECIAL PARA A FOLHA

Muitas empresas ainda usam técnicas e práticas gerenciais ultrapassadas e de pouca produtividade no gerenciamento de custos. Como resultado, colhem avaliações impróprias de gastos em atividades, processos de negócios, serviços, produtos e clientes.
É necessário implantar um sistema que esteja de acordo com a realidade atual, na qual é cada vez mais imperativo o controle de custos, pois a globalização aumentou a competitividade com a oferta constante de produtos e serviços.
O custeio baseado em atividades (ABC, "activity-based costing") fornece um modelo analítico que mostra como cada cliente usa os serviços disponíveis. É uma forma de atribuir com exatidão as despesas aos processos de compra, fabricação, distribuição e entrega.
A ferramenta ganhou o acréscimo do fator tempo, que permite calcular o período necessário para cada atividade.
Nos processos antigos, os melhores fornecedores eram os de baixo preço; hoje, são os de baixo custo. Recebimento de pedidos eletrônicos, de produtos sem defeitos e outros fatores reduzem custos.
As mudanças que o cliente solicita -no produto, no prazo de entrega, na embalagem etc.- geram custos que precisam ser calculados e negociados, sob pena de resultarem em prejuízo. Essas variáveis são consideradas num sistema de custeio baseado em atividades.
O conhecimento real dos custos possibilita ao gestor melhorar os processos, liberando mão-de-obra para a criação de produtos e serviços, e direcionar as atenções para atacar as atividades menos eficientes e menos agregadoras de valor.


ROBERT KAPLAN, 64, é professor na Harvard Business School e criador do sistema de gestão "Balanced scorecard", usado hoje por inúmeras redes

Texto Anterior: Gestão de custos: Controle eficiente não é sinônimo de cortes
Próximo Texto: Talentos: "Facão" indiscriminado só fere a lucratividade
Índice


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.