São Paulo, domingo, 31 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUARTA LIÇÃO

Recompense os melhores

JACK WELCH
ESPECIAL PARA A FOLHA

Integridade, paixão pelo que faz, flexibilidade para atingir objetivos, autoconfiança, simplicidade no gerenciamento de pessoas, capacidade de diferenciar os melhores funcionários e boa comunicação são alguns dos atributos de um presidente de empresa.
O líder deve adotar as melhores idéias de um ou de outro funcionário e transferi-las para toda a companhia. Incentive seu pessoal a falar o que pensa e seja aberto a idéias novas, venham de onde vierem.
Compense os funcionários bem-sucedidos, inclusive na carteira, e seja tolerante com os erros. Desmerecer a equipe é uma das piores coisas que o líder pode fazer. O mesmo se aplica às pessoas que apostam em empreendimentos que não geram o resultado esperado. Se quem ousa sonhar for punido, a empresa terá reforçada a aversão ao risco e, conseqüentemente, à inovação, tão necessária nos tempos atuais. As pessoas vêm em primeiro lugar; a estratégia, depois.
Comemore. Essa é uma excelente forma de proporcionar energia à organização. Além de produtivo, o trabalho deve ser fonte de divertimento. Se você não consegue passar energia para a companhia, você não pode ser um líder.
O desafio é criar uma alma de pequena companhia numa grande companhia. O trabalho do executivo consiste em vislumbrar oportunidades, colocar as pessoas certas à frente delas e oferecer-lhes os recursos para que possam criar. Sem os líderes certos, os resultados serão medíocres.
Além do fluxo de caixa, a satisfação do empregado e a satisfação do cliente estão entre as três coisas mais importantes a se aferir numa empresa.


JACK WELCH, 68, é um dos CEOs mais admirados do mundo; na GE, elevou o valor da empresa de US$ 13 bilhões para US$ 500 bilhões

Texto Anterior: Terceira lição: Cortar pessoal não é a saída
Próximo Texto: Processos: Unidos, departamentos vencem dificuldades
Índice


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.