São Paulo, domingo, 31 de outubro de 2004

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SÉTIMA LIÇÃO

Século 21 exige ação global

KENICHI OHMAE
ESPECIAL PARA A FOLHA

Para desenvolver a estratégia eficaz, o líder deve compreender o que está acontecendo no resto do planeta e modelar a organização para o mundo.
As empresas precisam transitar entre o mundo cibernético e o real. A tecnologia é uma ferramenta revolucionária que permite estabelecer economias de grande escala.
A infra-estrutura, a desregulamentação governamental e a reforma permanente do mercado de trabalho são fatores cruciais para sobreviver à guerra corporativa do século 21.
Os vencedores deste século serão os que controlarem a interconexão com o cliente, os portais on-line e a entrega de bens e serviços, atividades essenciais para fechar o ciclo pedido/entrega. As demais funções da cadeia de fornecimento, serviços de pós-venda e outras, podem ser agrupadas ou terceirizadas nos melhores fornecedores ou parceiros.
O aumento da flexibilidade será cada vez mais imperativo, porque o consumidor está mais imprevisível, e a faixa de opções com que se defrontará no futuro se expandirá bem além das alternativas atuais.
Instituições e indivíduos devem se libertar de legados do velho mundo. As empresas precisam desenvolver organizações em forma de rede, voltadas para a web. Os indivíduos precisam se preparar para viver em qualquer parte do mundo.
Os Estados Unidos iniciaram o processo na década de 80. A maioria dos demais países não o fez. Resultado: multinacionais americanas operam em todo o globo.
O mundo cibernético e interconectado clama por novas estratégias, novas visões e novos peritos para explorá-lo.


KENICHI OHMAE, 61, é PhD em engenharia nuclear pelo MIT, ex-sócio da McKinsey & Company e presidente da Ohmae & Associates

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