Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Folga durante a semana vira luxo em 2013

DE SÃO PAULO

O novo calendário do futebol brasileiro irá praticamente extinguir as semanas com apenas um jogo do cronograma das grandes equipes.

Com a possibilidade de terem de disputar até 89 partidas na temporada, os clubes podem chegar a ter somente um meio de semana livre para treinar durante o ano.

Caso a CBF não corte parte das férias ou da pré-temporada e adote a janela de amistosos internacionais, restará ao novo calendário se encaixar entre 44 fins de semana, três a menos do hoje.

Atualmente, apenas as finais da Sul-Americana e do Mundial de clubes extrapolam esse limite. Os dois torneios, no entanto, têm datas coincidentes, o que não poderá mais acontecer devido à possibilidade de uma mesma equipe jogar os dois torneios.

Mesmo que só uma das partidas da final da Sul-Americana entre no período do calendário da CBF, um time pode disputar até 86 partidas oficiais em 87 datas possíveis. Isso significa 42 meios de semana com jogos, e um livre.

O Corinthians, favorito para conquistar amanhã o título brasileiro, realizou 20 partidas no meio de semana em 2011. O Vasco, outro concorrente ao troféu, jogou 33 vezes às quartas e quintas.

E o quadro para os dois primeiros anos do calendário será mais apertado. As competições da CBF serão paralisadas para a Copa das Confederações de 2013 e para a Copa do Mundo de 2014. (RR)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.