Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mais que futebol

Mais conhecido pelo sucesso nos gramados, Barcelona é uma potência poliesportiva na Espanha

RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

Chamar o Barcelona de clube de futebol, como seu próprio nome sugere, é não entender o quão multifacetado é o gigante da Catalunha.

O adversário do Santos na final do Mundial de Clubes, no Japão, tem, é evidente, o futebol como carro-chefe.

Mas não despreza todos os outros esportes que, ao longo de 112 anos de história, ajudaram a transformá-lo na maior agremiação esportiva da Espanha e numa das mais valiosas de todo o mundo.

Ao contrário da maioria dos clubes do seu país, o Barcelona não tem um dono. É uma sociedade anônima que conta com mais de 180 mil associados e mantém atualmente equipes de pelo menos 11 modalidades diferentes.

A ênfase está nos esportes coletivos. A famosa camisa "blaugrana" (azul e grená, em catalão) veste uma variedade de atletas que vai de rúgbi a hóquei no gelo -atletismo e patinação representam os exercícios individuais.

Além do futebol, equipes de outras quatro modalidades são consideradas profissionais e recebem um investimento maior. E elas honram, com resultados, o escudo vencedor que carregam.

O clube catalão é o atual e o maior campeão espanhol e europeu de handebol. Também faturou a última edição da segunda liga nacional de basquete mais importante do planeta e detém o recorde de troféus locais e continentais no hóquei sobre patins.

Seu time de futsal ganhou os três principais torneios que disputou na temporada passada e já está na semifinal da atual Copa dos Campeões.

As quatro equipes treinam e jogam no mesmo ginásio, o que aumenta a convivência entre atletas de esportes diferentes e cria a unidade de um clube que tem como maior orgulho justamente a defesa de uma unidade, o povo catalão.

Cada modalidade conta com patrocinadores e orçamentos próprios, protegendo assim o patrimônio do hoje global time de futebol.

Mas dinheiro parece ser o que não falta para o Barcelona. E não importa qual é o Barcelona de que se fala.

"Duvido que alguém tenha uma estrutura melhor que a nossa. Eles nos oferecem tudo que o time de futebol tem. Na Espanha, é quem paga os melhores salários. Certamente, está entre os cinco que mais gastam com futsal no mundo", disse o ala brasileiro Ari, há três anos no clube.

O Santos até tem tentado adotar um modelo semelhante ao do seu rival de hoje.

Atraiu Marta, a melhor do mundo, para seu time feminino de futebol, ainda que não em período integral. E ganhou a Liga Futsal deste ano com uma equipe liderada por Falcão, ícone da modalidade.

Mas já encontra dificuldades para se manter além do futebol. Após perder o patrocinador, o Santos está desativando seu time de futsal.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.