Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Astros também acompanham time na quadra

DE SÃO PAULO

O basquete é tido como o segundo esporte na hierarquia do Barcelona, atrás apenas do futebol.

Existe desde 1926, tem 16 troféus da liga ACB (primeira divisão do basquete espanhol), é duas vezes campeão da Euroliga, a última em 2010, e soma 22 títulos da Copa do Rei.

O time possui uma história que impõe respeito aos adversários e um elenco de atletas internacionais de primeira linha.

O armador Marcelinho Huertas, 27, é o único brasileiro no grupo. Na história recente do clube, ele é apenas o segundo representante do país a vestir a camisa "blaugrana".

O pivô Anderson Varejão, hoje no Cleveland Cavaliers, defendera a equipe de 2002 a 2004.

"Muita gente admira e respeita o basquete do Barcelona, talvez não como ocorre no futebol porque a visibilidade é muito maior. Mas somos muito cobrados", contou Huertas.

"Temos nossa torcida organizada sempre com a gente. É um público diferente do de futebol."

Entre os frequentadores das primeira fileiras do Palau Blaugrana, ginásio para 7.000 torcedores em que o time manda seus jogos, estão o zagueiro Piqué e os volantes Busquets e Xavi.

"Eles [jogadores de futebol] acompanham e entendem de basquete, posso garantir", relatou o brasileiro, que está em seu primeiro ano no Barcelona.

O armador, capitão da seleção brasileira que disputará Londres-2012, disse que o Mundial não é encarado pelo clube como principal competição da temporada. "Aqui na Espanha, se dá mais valor à Copa dos Campeões", declarou. (DANIEL BRITO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.