Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nike vestirá o Brasil em Londres

2012
Empresa confirma acordo com comitê olímpico e interesse por mais clubes de futebol

PAULO COBOS
ENVIADO ESPECIAL A NOVA YORK

A Nike confirmou à Folha que vai vestir o Brasil na Olimpíada de Londres.

E que, depois de adicionar Coritiba, Internacional, Bahia e Santos à sua lista de times patrocinados no país (que antes só tinha o Corinthians), continua a procurar contratos com outros clubes.

Quem diz isso é Trevor Edwards, vice-presidente de marcas da empresa americana, que lançou nesta semana em Nova York suas novidades para os Jogos.

Questionado pela Folha sobre o acordo com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), ele garantiu sem rodeios o acerto, que até então não era confirmado pelas partes.

Segundo a Nike, o anúncio oficial ainda não foi feito por causa de trâmites burocráticos, que, de acordo com ela, logo serão resolvidos.

"O Brasil é um nação esportiva, de grandes atletas. A ideia é aumentar nossa relação com mais atletas. A cultura esportiva brasileira é similar à da Nike. Ter uma relação com o comitê é fantástico para nós", disse Edwards, cuja empresa já patrocina outros grandes comitês olímpicos nacionais, como o dos Estados Unidos.

Tanto o acerto com o COB como a procura por novos clubes têm como motivação, segundo a Nike, o boom da economia nacional.

Edwards não diz quais são os próximos alvos da empresa, porém indica que a tendência é esperar por clubes que estejam no fim dos contratos com seus patrocinadores. "Nesse negócio, os times ficam disponíveis em algum momento", argumenta.

A Nike aumenta seu investimento no esporte olímpico e em clubes de futebol no mesmo momento em que vê a seleção brasileira, ainda seu maior investimento no país, ocupar a pior posição no ranking da Fifa em quase 20 anos. E, com a aposentadoria de Ronaldo e a decadência de Ronaldinho, não ter mais um astro global brasileiro sob contrato.

"Em todos os esportes e equipes acontece isso. Vocês [o Brasil] estão numa fase de transição de um time de grandes estrelas para uma equipe jovem. Eles precisam de experiência", declara Edwards, que citou o santista Neymar como aposta da empresa.

No evento em Nova York, a imagem do atacante apareceu ao lado da de grandes patrocinados da Nike, como LeBron James, Manny Pacquiao e Rafael Nadal.

Nada da imagem dos brasileiros que já foram referência para a empresa. Ronaldo, no entanto, continua nos planos mesmo depois de ter encerrado a carreira.

"Ronaldo é parte de nossa família. Ele ajudou a criar incríveis inovações. Ele continuará a trabalhar como nosso embaixador", diz Edwards, que acha que o ex-corintiano pode ter no futebol o mesmo papel que Michael Jordan tem no basquete.

O jornalista PAULO COBOS viaja a convite da Nike

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.