Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

CT em Campinas vira 'retiro' para nadadores de São Paulo

Danilo Verpa/Folhapress
Bruno Fratus treina na piscina do CT de Campinas
Bruno Fratus treina na piscina do CT de Campinas

MARIANA LAJOLO
EDITORA-ASSISTENTE DE ESPORTE

Campinas se tornou o "refúgio" de alguns dos principais nadadores do país.

Em busca de sossego, o Pinheiros tirou dez atletas de sua pomposa sede e os enviou para uma temporada de treinamento e concentração no Centro de Alto Rendimento erguido pela prefeitura da cidade, a 93 km da capital.

Entre os escolhidos estão Felipe França, campeão mundial dos 50 m peito, e o finalista dos 50 m livre do último Mundial, Bruno Fratus. Os dois têm índice para Londres.

"Foi um alívio sair de São Paulo, do trânsito, da fumaça. Eu já estou praticamente morando aqui, trouxe minha TV e meu video game. E meus amigos mais próximos [os nadadores da equipe] vieram comigo", afirmou Fratus.

O "retiro" já dura dez dias.

Os nadadores estão hospedados em um hotel, cada um em um quarto. E são liberados nos fins de semana.

O time ficará em Campinas até o Sul-Americano de Belém, entre 11 e 25 de março. Depois, voltará a se concentrar para o Troféu Maria Lenk, de 24 a 28 de abril, no Rio.

Nos dois eventos, os brasileiros têm chance de atingirem índice para a Olimpíada.

"Eu tenho algumas tarefas para fazer em São Paulo, então sempre volto. Cansa um pouco. Mas a tranquilidade para treinar é muito grande. Eu gosto [de concentração]. Só não gosto de viajar para fora e passar muito tempo longe", afirmou França, que tem índice nos 100 m peito.

Uma das vantagens é contar com a piscina somente para a equipe. No Pinheiros, eles dividem as raias com aulas de natação e sócios.

"No clube, a gente acaba ficando um pouco apertado", afirmou João Gomes, também com marca nos 100 m peito.

O convite para a parceria partiu da Prefeitura de Campinas, que procurava um chamariz para seu projeto esportivo e um parceiro que ajudasse a melhorar o complexo.

Em troca do uso do local, o Pinheiros apontou melhorias necessárias na piscina, emprestará conhecimento para a formação de profissionais do esporte, e a imagem dos atletas será usada em ações ligadas a crianças. O acordo vai até o meio do ano, mas pode ser estendido.

A cidade está sendo administrada interinamente por Pedro Serafim (PDT), que era o presidente da Câmara, e terá em 22 de março eleições indiretas. O ex-prefeito, Hélio de Oliveira Santos (PDT), e o vice, Demétrio Vilagra (PT), foram cassados por suposta ligação a esquema de fraudes em licitações. Eles negam.

O CT foi construído em parceria com a União. Já foram investidos cerca de R$ 15 milhões. A prefeitura iniciou conversas com o Comitê Olímpico Brasileiro e sonha em receber parte da delegação do país antes da Rio-2016.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.