Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Atletismo

No Mundial indoor, Brasil vence o salto em distância

Duda marca 8,23 m em torneio em Istambul

DE SÃO PAULO

Mauro Vinícius da Silva, 25, o Duda, conquistou o ouro no salto em distância no Mundial indoor de atletismo, em Istambul, na Turquia.

Ele é o terceiro brasileiro a atingir tal feito. O corredor Zequinha Barbosa venceu os 800 m em 1987 e Fabiana Murer foi campeã do salto com vara em 2010.

Duda saltou 8,23 m para subir ao topo do pódio em Istambul. Não conseguiu repetir o ótimo salto de anteontem. Na eliminatória, o atleta alcançou 8,28 m, a melhor marca desta temporada, superando os 8,24 m do russo Aleksandr Menkov, que ontem conquistou o bronze.

A competição na Turquia é é disputado em estádio coberto. Os principais torneios do mundo -Mundial e Olimpíada- acontecem ao ar livre.

O melhor salto outdoor no ano foi atingido pelo australiano Henry Frayne, com 8,27 m. Ontem, ele foi prata.

Duda já conseguiu saltar 8,27 m em pista descoberta, em setembro de 2009.

O recorde mundial outdoor é de Mike Powell (8,95 m). Carl Lewis é o recordista em estádio fechado (8,79 m).

Para levar o ouro nos Jogos de Pequim-2008, o panamenho Irvin Saladino fez 8,34 m. O sul-africano Khotso Mokoena foi prata com 8,24 m.

"Acho que agora serei reconhecido [pelos rivais]. Salto 8,28 m desde 2008, mas oscilo muito", disse ao Sportv.

O saltador, que disputa seu primeiro Mundial, está classificado para a Olimpíada de Londres, que começa em 27 de julho. Ele obteve a vaga por ter terminado 2011 no top 10 do ranking mundial.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.