Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Los gringos - John Carlin

Emigrar da Espanha

O que acontece aqui na Espanha vai além da usual e permanente tolice com relação aos árbitros

Os brasileiros se comportam de modo tão estúpido quanto os espanhóis, com relação aos juízes de futebol? Espero que não. Não conseguiria acreditar que o façam.

É claro que nos indignamos com as decisões dos juízes, e isso é compreensível, porque eles -dada sua condição humana- cometem erros. De qualquer forma, o que vem acontecendo aqui na Espanha vai além da usual e permanente tolice com relação aos árbitros. Muitas pessoas em Madri acreditam que existia uma conspiração nos mais altos escalões da federação espanhola, durante as duas ou três últimas temporadas, para beneficiar o Barcelona. Isso seria suficientemente curioso. Mas as coisas ficam mais estranhas. Essas mesmas pessoas alegam que, nesta temporada, e aparentemente durante parte da passada, a federação ordenou que os juízes favorecessem o Real Madrid.

Tudo gira em torno do presidente da federação espanhola e vice-presidente da Fifa, Ángel Villar. É uma figura corrupta e repulsiva, o que significa que tem boas chances de substituir Joseph Blatter como presidente da Fifa. O argumento é que o presidente anterior do Barcelona (um indivíduo moralmente repugnante chamado Juan Laporta) fez tudo que podia para conquistar as boas graças de Villar (o que inclui votar nele nas eleições), a fim de conseguir que ele instruísse os árbitros a decidir lances duvidosos em favor do Barcelona, prejudicando o Real Madrid.

A teoria afirma que um novo presidente, Sandro Rosell, assumiu o Barcelona mas não se esforçou por manter o mesmo relacionamento com Villar. Aproveitando a brecha, Florentino Pérez, presidente do Real, agiu. Agora, Pérez e Villar, antes inimigos, se tornaram (aparentemente) amigos íntimos, e, como consequência, os juízes vêm favorecendo o Real Madrid e prejudicando o Barça.

A lógica que embasa o caso dita que Messi, Xavi, Iniesta e cia não são o motivo para que o Barça tenha vencido o Espanhol em 2009 e 2010; foi tudo obra dos juízes; a mesma lógica dita que neste ano o Real quase certamente ficará com o título -e não porque Cristiano Ronaldo esteja jogando demais ou José Mourinho esteja se saindo muito bem em organizar seus comandados. O Real vencerá pois os juízes estão ajudando. É tudo tão estúpido, tão contraditório, tão medíocre. Pior, ajuda a desviar a atenção daquilo de realmente excelente que acontece em campo. Isso me dá vontade de emigrar. Para o Brasil, se vocês me aceitarem.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.