Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Momento faz deste o maior de todos os dérbis, diz historiador

DOS ENVIADOS A CAMPINAS

É preciso buscar longe na memória, mas Guarani e Ponte Preta já fizeram uma semifinal de Paulista, assim como a desta tarde em Campinas.

Na verdade, foram dois os encontros entre os rivais que valiam uma vaga na decisão.

O primeiro, em 1980, mas ainda válido pelo campeonato de 1979, foi uma semifinal legítima: duas vitórias alvinegras (2 a 1 e 1 a 0).

A Ponte voltou a triunfar no ano seguinte, quando o dérbi definiu o campeão do primeiro turno, que teria um lugar na final -empate em 1 a 1 e vitória por 3 a 2.

Mas o momento atual dos clubes, distante do protagonismo que conheceram nas décadas de 70 e 80, faz alguns acreditarem que o jogo de hoje será o maior da história, justamente no ano em que o duelo completa cem anos.

"Os jogos de 81 foram para fechar uma época de ouro das equipes, mas o deste ano pode recolocá-las em destaque no cenário nacional", disse o historiador José Moraes dos Santos Neto, ligado ao clube do Moisés Lucarelli.

"Faria qualquer coisa para jogar domingo [hoje]", brincou o ex-atacante Amoroso, cria do Brinco de Ouro, mas que, pelos altos e baixos recentes dos times, esteve em só dois dérbis como profissional -empatou ambos.

"Mais importante que os gols, foi eliminar o Guarani", provoca Osvaldo, autor dos três tentos ponte-pretanos nos duelos de 80. (LL E MR)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.