Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em reunião de paz, Rebelo fala de atrasos e tenta acalmar Fifa

2014
Ministro se encontra com Valcke, na Suíça, para tratar de arenas da Copa, que estão atrasadas

DE SÃO PAULO

O encontro entre a cúpula da Fifa e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, hoje, em Zurique, tem dois objetivos: reafirmar a paz entre as partes e tratar dos atrasos nos preparativos da Copa-2014.

Se a reconciliação já foi firmada, o andamento das obras continua a ser problema, pois a maioria das arenas ficará pronta só em 2013.

"Nós recebemos um convite do presidente da Fifa [Joseph Blatter] e vamos fazer uma apresentação para tentar reduzir as preocupações da Fifa em relação a medidas que o governo tem que tomar para não perdemos o prazo em relação a estádios e infraestrutura", afirmou o ministro, domingo, em Londres.

Segundo Rebelo, os primeiros estádios ficarão prontos em 2012, e os outros, em dezembro de 2013.

Mas o ministro só tem acesso a informações sobre arenas via COL (Comitê Organizador Local), cuja cúpula também participa da reunião.

Entre os organizadores do Mundial, a informação atual é de que só três arenas devem ficar prontas neste ano: Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza. Recife e Rio (Maracanã) podem ser incluídas na Copa das Confederações-2013, mas têm atrasos nas obras.

Cenário diferente da promessa do governo de nove estádios acabados em 2012.

Rebelo também promete aeroportos prontos para 2014, mas a maioria deles não tem reformas significativas em curso. E ele não falou das obras de mobilidade urbana.

A Lei Geral da Copa ainda obrigará a Fifa a negociar com os Estados a venda de álcool.

Ainda assim, Blatter e Jérôme Valcke não devem ser duros nas cobranças a Rebelo. Essa é a primeira reunião dele com o secretário-geral que propôs "chute no traseiro" no Brasil por atrasos. Houve paz e, hoje, governo e Fifa fazem comunicados em conjunto.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.