Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Magnano chama Nenê e Leandrinho

2012
Treinador tem problemas para contar com jogadores da NBA

Nacho Doce/Reuters
Magnano no anúncio dos convocados para os Jogos
Magnano no anúncio dos convocados para os Jogos

DANIEL BRITO
DE SÃO PAULO

O argentino Rubén Magnano incluiu o nome dos quatro brasileiros da NBA na lista dos jogadores que vão iniciar os treinamentos para Londres-2012. Entre os quais, o ala armador Leandrinho, do Indiana Pacers, e o pivô Nenê, do Washington Wizards.

A presença deles na lista foi mantida em segredo pelo técnico até o anúncio dos nomes, ontem, em São Paulo.

Os dois disseram não à seleção antes do Pré-Olímpico de Mar del Plata, no ano passado, alegando motivos pessoais e profissionais. O argentino perdoou suas ausências.

O pivô Tiago Splitter, do San Antonio Spurs, e o ala pivô Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers, completam o quarteto de convocados na liga dos Estados Unidos. Mas a convocação desses dois era tido como certa desde a conquista da vaga olímpica.

Para contar com os atletas da NBA nos treinos, Magnano terá de superar problemas que costumam dar dor de cabeça aos técnicos da seleção.

Leandrinho, por exemplo, pode ter de se apresentar atrasado ao argentino. Os Pacers disputam a semifinal da Conferência Leste contra o Miami Heat. Caso alcancem à final da liga, a disputa do título será de 10 a 26 de junho.

A seleção se apresenta em São Paulo no próximo dia 10.

Problema idêntico ao de Splitter. Os Spurs disputam as semis do Oeste contra o Los Angeles Clippers.

Leandrinho tem o agravante de que se tornará agente livre, ou seja, terá de dividir seu tempo para negociar um novo contrato. Este foi um dos motivos alegados pelo ala para não disputar o Pré-Olímpico na Argentina, em 2011.

Isso também pode encarecer o seguro que a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) precisa pagar à liga americana, já que ele pode ficar um período sem vínculo.

A entidade afirma ter contingenciado cerca de R$ 450 mil para pagar os seguros de todos os atletas convocados.

No garrafão, Magnano sofre com as lesões de seus pivôs. O treinador da seleção afirmou que Varejão vem sofrendo pressão dos Cavaliers para não servir a seleção nos Jogos Olímpicos, segundo revelou o treinador, ontem.

Varejão se recupera de uma micro fratura na mão direita, sofrida em fevereiro. Os Cavaliers aguardam uma avaliação médica para que possa liberá-lo para a seleção.

Um de seus possíveis substitutos, Rafael Hettsheimeir, do espanhol Zaragoza, terá de se submeter a uma artroscopia no joelho direito. Embora esteja na convocação, Magnano sabe que dificilmente o pivô estará recuperado a tempo para Londres.

"Só terei certeza que eles [jogadores da NBA] virão quando entrarem no hotel", afirmou o técnico, campeão olímpico no comando da Argentina em Atenas-2004.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.