Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasil inicia Liga Mundial tentando definir time olímpico

VÔLEI
Disputa dos 19 atletas por 12 vagas em Londres-12 ofusca busca pelo decacampeonato

MARIANA BASTOS
DE SÃO PAULO

A seleção masculina entra em quadra hoje, às 21h, no Canadá, em busca do décimo título na Liga Mundial, troféu que deixou escapar no ano passado ao perder a decisão para a Rússia por 3 sets a 2.

Mas tão ou mais importante que a busca pelo decacampeonato será a disputa interna entre os atletas para entrar na restrita lista de 12 convocados para os Jogos de Londres. Atualmente, o grupo é composto por 19 jogadores.

Os ponteiros Giba, Murilo e Dante, os centrais Lucas, Rodrigão e Sidão, o levantador Bruno, o líbero Serginho e o oposto Leandro Vissotto saem na frente nesta disputa por terem participado de quase todo o último ciclo olímpico e terem sido titulares em algumas campanhas importantes nos últimos anos.

Três desses atletas -Murilo, Giba e Vissotto, que se recuperam de lesão- não estarão em ação no Canadá, o que poderá abrir a possibilidade de rivais serem testados.

Os ponteiros Dante, Thiago Alves, João Paulo Bravo, Lucarelli e Mauricio concorrem por duas vagas no time titular da estreia. Na saída de rede, a disputa será entre Theo e Wallace Souza.

Mas a briga por titularidade mais aguardada é entre Bruno e Ricardinho, que jogará seu primeiro torneio pela seleção desde 2007.

Logo na estreia, os brasileiros que estão em Toronto terão uma grande oportunidade de mostrar serviço.

O rival de hoje será a Polônia, vice-campeã da Copa do Mundo-2011 -uma posição à frente do Brasil- e quarta melhor seleção do mundo.

"É uma das candidatas a medalha em Londres e começa o trabalho com condições de brigar pelo pódio também na Liga Mundial", disse o técnico Bernardinho.

Na última vez que duelaram, Brasil e Polônia protagonizaram um dos jogos mais disputados da Copa do Mundo. A seleção brasileira acabou vencendo a partida de virada, no tie-break.

"Não sei se eles [atletas da Polônia] estão com medo [do Brasil], mas definitivamente impomos um respeito maior do que nunca. Quando encontro Bernardinho, sempre sinto que ele tem muito respeito por nós", disse o italiano Andrea Anastasi, técnico rival, à imprensa polonesa.

NA TV
Brasil x Polônia
21h Sportv 2

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.