Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Atraso leva decisão do NBB a Mogi

BASQUETE
Final da liga masculina será em ginásio para 5.000 pessoas

DANIEL BRITO
DE SÃO PAULO

Pela segunda vez em quatro edições, o NBB (Nacional masculino) terá de encerrar uma temporada longe dos torcedores das equipes finalistas e fora do circuito principal do basquete no país.

São José e Brasília disputarão o troféu de campeão brasileiro no Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, com capacidade para 5.000 pessoas.

A decisão será em duelo único, no sábado, às 10h, com transmissão da Globo.

Na temporada 2010, o jogo do título entre Brasília e Flamengo foi realizado em Anápolis (GO), em arena para 6.000 pessoas, por interdição do ginásio Nilson Nelson, no Distrito Federal, após confusão entre atletas flamenguistas e torcedores de Brasília.

A cidade não fazia parte dos planos da LNB (Liga Nacional de Basquete), que organiza o campeonato.

O regulamento previa que o finalista mais bem colocado na fase de classificação poderia escolher um entre sete ginásios, no Rio, São Paulo, Minas Gerais ou Brasília.

Quando os playoffs começaram, em abril, e o São José, líder da 1ª fase, escolheu o Ibirapuera para jogar a decisão em 2 de junho, a arena já estava reservada nesta data para apresentação do violinista holandês André Rieu e a Orquestra Johann Strauss.

O time do Vale do Paraíba, tampouco, poderia optar por jogar em seu ginásio, com capacidade para 2.600 pessoas. A LNB exige que a arena da decisão comporte, pelo menos, 4.000 espectadores.

São José dos Campos também não tem outra arena que atende a esse requisito.

Assim, Mogi das Cruzes, a 70 quilômetros de São José, foi sugerida pelos joseenses. E acatada pelos finalistas.

"A gente não faz igual ao vôlei, que a federação escolhe o local da final. Na liga de basquete, a palavra final é dos clubes", disse Kouros Monadjemi, presidente da LNB.

"Se esse jogo [final] fosse em São José seria ótimo para o time e para a torcida", lamentou Luis Inácio Messias, diretor da equipe paulista.

Dos 4.000 ingressos colocados à venda a partir de hoje, 60% (2.500) são para a torcida de São José. Brasília ficará com 800, e 700 estão à venda em Mogi das Cruzes.

Se o ginásio estiver lotado, contando com 1.000 cortesias que serão distribuídas a patrocinadores pela LNB, os 5.000 espectadores da decisão desta temporada representarão 27% do público que viu a última decisão do NBB.

Em 2011, Brasília conquistou o tricampeonato ao derrotar o Franca no Nilson Nelson, no Distrito Federal, diante de 18 mil torcedores.

Messias garante que disponibilizou 50 ônibus para levar os torcedores a Mogi. "Nosso público é fanático. Todos os jogos fora de São José tinham, pelo menos, uns cinco torcedores do nosso time na arquibancada", estimou.

Independentemente do resultado do confronto, 60% da renda ficará com São José.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.