Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Time perde R$ 40 mi fora da Libertadores

COPA DO BRASIL
São Paulo busca, em Curitiba, final do torneio para se aproximar do Continental de 2013

LEONARDO LOURENÇO
DE SÃO PAULO

O São Paulo trata sua volta à Libertadores como obsessão, a prioridade do time nesta temporada. Mas não só pela importância esportiva do maior torneio do continente.

Se o ego do são-paulino fica machucado quando vê, de longe, dois de seus grandes rivais duelarem por uma vaga na decisão da competição da Conmebol, os cofres do clube também sofrem longe da disputa sul-americana.

A estimativa da diretoria é que o São Paulo deixou de arrecadar pelo menos R$ 40 milhões nestes dois anos em que está fora da Libertadores.

A conta, segundo o diretor financeiro Osvaldo Vieira de Abreu, inclui a arrecadação com premiação, bilheterias, patrocínios e até a possibilidade de disputar o Mundial de Clubes em dezembro.

Em 2011, por exemplo, segundo o balanço do clube, a arrecadação do São Paulo chegou a R$ 242 milhões.

Hoje, contra o Coritiba, no Paraná, o time de Emerson Leão busca a classificação para a final da Copa do Brasil, o que o deixa a apenas dois jogos de conquistar uma vaga para a Libertadores-2013.

É também a chance de vencer um dos poucos títulos que ainda faltam na galeria de troféus do Morumbi.

A vitória por 1 a 0 na partida de ida dá ao São Paulo a vantagem de jogar por qualquer empate -até mesmo derrota por um gol de diferença, desde que o time vá às redes no Couto Pereira, serve.

O outro finalista será conhecido amanhã, quando o Palmeiras, também em vantagem, recebe o Grêmio.

A mobilização da torcida são-paulina na Libertadores é um dos principais fatores que contribuem para o aumento na arrecadação quando o time participa da copa.

Na última vez em que disputou a competição, em 2010, o São Paulo somou R$ 12,7 milhões só com bilheterias.

Naquela Libertadores, a média de público no Morumbi chegou a 45 mil pagantes.

Cenário distante do que foi visto na Copa do Brasil.

Juntas, as bilheterias de 2011 (caiu nas quartas de final) e de 2012 alcançam apenas R$ 5 milhões -média de 25 mil pessoas por jogo.

"A Libertadores não é tão rentável, o Paulista paga melhor, mas é muito importante para o torcedor", afirma o vice-presidente de marketing do São Paulo, Julio Casares.

"Isso ajuda na ativação de patrocínio, na venda de camarotes e faz o torcedor consumir mais produtos."

NA TV
Coritiba x São Paulo
21h50 Band, ESPN Brasil, ESPN HD e Sportv

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.