Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

É Brasil na Libertadores?

Pesquisa Datafolha mostra que um terço dos palmeirenses apoiam o Corinthians hoje na cidade

DE SÃO PAULO

O anticorintianismo na final da Taça Libertadores é menos intenso do que parece e, para muitos torcedores rivais, o Corinthians é, sim, o Brasil na competição.

Pesquisa Datafolha mostra que boa parte das pessoas que se declararam palmeirenses, são-paulinas ou santistas torcerá para o grande rival contra o argentino Boca Juniors na partida de hoje.

Foram consultados 1.081 eleitores na cidade de São Paulo, entre segunda-feira e ontem. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, em intervalo de confiança de 95%.

Surpreende principalmente o número de torcedores do Palmeiras, considerado o grande adversário corintiano desde o século passado, e do Santos, eliminado pelo time comandado por Tite na semifinal da Libertadores, que responderam Corinthians à pergunta "Para qual time torcerão na partida desta quarta?".

São 37% dos santistas e 31%, quase um terço, dos palmeirenses que serão Corinthians por uma noite.

O são-paulinos ficaram um pouco atrás, mas 25% responderam preferir a vitória do rival do que a do Boca na partida de hoje na Bombonera.

Aqueles que pretendem ignorar o jogo são 9% entre palmeirenses e são-paulinos e apenas 3% entre os santistas. Estes afirmaram que não torcerão para nenhum dos dois.

A fé no time do Boca é maior entre os fãs do Santos. Quando a pergunta foi "Quem será o campeão da Libertadores?", 59% dos santistas acham que os argentinos levarão a taça após as duas partidas -o jogo da volta será na próxima quarta-feira, dia 4 de julho, no Pacaembu.

Novamente muitos palmeirenses, 38% dos entrevistados que se declararam torcedores da equipe, acreditam que o Corinthians faturará pela primeira vez a competição que os seus três principais adversários já levantaram pelo menos uma vez -caso do Palmeiras, e três vezes para Santos e São Paulo.

Quando a renda familiar e a escolaridade aumentam, o entrevistado torce menos para o Corinthians. Por exemplo: 46% das pessoas que recebem mais de dez salários mínimos serão corintianas hoje, contra 55% daquelas que recebem até dois salários mínimos por mês.

Os mais velhos também secarão menos o time brasileiro: 64% dos entrevistados com 60 anos ou mais apontaram torcida corintiana, contra 50% daqueles que têm entre 25 e 34 anos.

A pesquisa apontou novamente o Corinthians como mais citado quando a pergunta foi sobre o time da preferência, com 37% das respostas. O São Paulo ficou com 22%, o Palmeiras, com 14%, e o Santos, com 6%.

A torcida terceirizada virou mania entre os times brasileiros nos últimos anos. Houve casos como as camisas divididas entre as cores do Corinthians e do Boca (curiosamente os rivais de hoje) quando os argentinos enfrentaram e bateram o Palmeiras na final da Libertadores, em 2000.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.