Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

A 25 dias dos Jogos, crime alerta cidade

2012
Para polícia, Londres, já em clima de Olimpíada, está preparada

TATIANA CUNHA
EM LONDRES

Nem o ostensivo policiamento já visto em boa parte de Londres impediu a morte de um homem de 24 anos num shopping localizado perto do Parque Olímpico.

Liam Woodards morreu depois de ser esfaqueado em uma briga na última sexta-feira no centro comercial Westfield. Outros dois homens ficaram feridos e outros cinco foram presos, suspeitos de terem participado do crime.

A polícia solicitou os vídeos das câmeras de segurança do shopping e ainda busca imagens de celular que possam ajudar na investigação.

A exatos 25 dias da cerimônia de abertura da Olimpíada na capital inglesa, o assassinato aumentou o temor de que motins como os que aconteceram no ano passado voltem a se repetir durante a realização dos Jogos.

De acordo com a polícia local, no entanto, vários planos de contingência já estão preparados para emergências que possam ocorrer durante o evento, que começa no dia 27 e vai até 12 de agosto.

"Essas coisas são difíceis de se prever, mas seria besteira ignorar a possibilidade de que elas aconteçam", afirmou Denis O'Connor, chefe do policiamento do governo, ao inglês "The Guardian".

A proximidade do maior evento esportivo do planeta já é impossível de se ignorar em qualquer parte de Londres. Nas ruas, placas orientam moradores e visitantes dos desvios e modificações no trânsito e indicam sites com rotas alternativas para os dias que antecedem e que se seguem à competição.

As faixas de trânsito que serão dedicadas exclusivamente aos veículos credenciados também já estão pintadas com os anéis olímpicos e são claramente sinalizadas.

As estações de trem e metrô também já estão prontas para facilitar a vida de quem irá acompanhar a Olimpíada.

Ao lado do nome das estações regulares, os locais de competições, como o Parque Olímpico, o Hyde Park e Wimbledon, entre outros, ganharam ainda destaque em quadrados cor de rosa (cor usada no logo dos Jogos) para ajudar na visualização.

E os anúncios nos alto-falantes das estações e nos trens/metrôs avisam sobre os locais das competições.

Mas não é só isso que indica a proximidade da Olimpíada. A cidade, que recentemente comemorou o jubileu de 60 anos da rainha Elizabeth 2ª, está toda enfeitada para receber pela terceira vez em sua história o evento (as outras foram em 1908 e 1948).

Táxis e ônibus estão decorados, assim como lojas de conveniência, bancas de jornal e diversos tipos de lojas. É possível achar produtos com a marca Londres-12 até em supermercados. Eles vão dos tradicionais bonés, camisetas e toalhas até pulseiras, brinquedos e pratos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.