Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mano convoca hoje os 18 que vão a Londres

2012
Seleção brasileira despenca no ranking da Fifa e aparece em 11º, pior posição de sua história

DE SÃO PAULO

O técnico Mano Menezes anuncia hoje os 18 jogadores que tentarão conquistar a inédita medalha de ouro no torneio de futebol olímpico.

A convocação ocorre no momento em que a seleção brasileira ocupa o pior lugar de sua história no ranking da Fifa -11ª posição, segundo a lista divulgada ontem.

A Olimpíada, que não é organizada pela Fifa, não conta pontos para o ranking. O próximo compromisso "oficial" do time nacional é o amistoso contra a Suécia, marcado para 15 de agosto.

O regulamento da Olimpíada determina que três dos 18 jogadores convocados podem ter mais de 23 anos.

Mano já anunciou que o zagueiro Thiago Silva será um deles -usará a faixa de capitão durante os Jogos.

O também zagueiro David Luiz é o maior favorito para ficar com a segunda vaga.

O técnico da seleção gostou especialmente do fato de David, mesmo machucado, ter ficado com a seleção durante os recentes amistosos na Alemanha e nos EUA.

A outra vaga para maiores de 23 anos é disputada pelos laterais Daniel Alves e Marcelo. O segundo leva vantagem, por ter participado dos últimos jogos pelo Brasil.

Mano desistiu de convocar um goleiro acima de 23 anos, muito por causa do bom desempenho de Rafael, do Santos, nas partidas contra EUA, México e Argentina.

No mais, a lista dificilmente terá alguma surpresa.

Neymar, Oscar, Leandro Damião, Lucas e Sandro, jogadores que já fazem parte até da seleção principal, são nomes certos para Mano.

Além dos 18 jogadores a serem inscritos na Olimpíada, o técnico pode chamar outros quatro para uma lista reserva -eles podem entrar no torneio em caso de lesão de algum dos 18 primeiros.

O Brasil estreia na Olimpíada contra o Egito, em Cardiff (País de Gales), no dia 25.

Depois, pega Belarus em Manchester e fecha a primeira fase contra os Emirados Árabes, em Newcastle.

Nos amistosos em que usou uma formação olímpica (ou quase), o time de Mano jogou bem e bateu Dinamarca e EUA, mas perdeu para México e Argentina.

Os principais rivais do Brasil no torneio de futebol olímpico devem ser Grã-Bretanha, Espanha, México e Uruguai.

A Espanha, por exemplo, incluiu três campeões da Eurocopa na sua lista olímpica -o meia-atacante Juan Mata, o lateral Jordi Alba e o zagueiro Javi Martínez.

O Uruguai também vai levar três campeões da Copa América para Londres: o volante Arévalo Ríos e os atacantes Suarez e Cavani.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.