Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Organização encurta evento de abertura em até 30 minutos

Justificativa oficial é que cerimônia longa prejudica descanso dos atletas participantes

MARIANA BASTOS
ENVIADA ESPECIAL A LONDRES

O temor de que o evento de abertura da Olimpíada se estenda para além de 0h30 (horário de Londres) e prejudique a noite de descanso dos atletas fez com que o comitê organizador (Locog) decidisse encurtar a cerimônia artística em até 30 minutos.

Segundo a diretora de comunicação do Locog, Jackie Brock-Doyle, o evento começará às 21h (17h de Brasília) e terminará entre 0h e 0h30.

Para que a cerimônia tenha no máximo três horas e meia, o comitê decidiu cortar uma parte em que haveria acrobacias com bicicletas, de três minutos, e acelerar as transições entre as apresentações.

O Locog negou que o encurtamento do evento esteja relacionado a problemas com segurança ou transporte.

A incerteza quanto ao horário de término se deve ao fato de ser impossível precisar quanto durará o desfile dos atletas, diz Brock-Doyle.

"Ninguém sabe exatamente quanto tempo demorará o desfile das delegações e quantos atletas vão participar da abertura. Estamos usando todos os truques para fazer com que as pessoas se movam rápido", afirma.

A cerimônia de abertura, que será no Estádio Olímpico, está orçada em 27 milhões de libras (R$ 86 milhões).

Ontem, motoristas de ônibus de Londres aceitaram um acordo para evitar greves durante os Jogos. Os profissionais que trabalharão nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos receberão um bônus de 577 libras (cerca de R$ 1.800).

O sindicato da categoria prometia uma nova paralisação para terça que vem.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.