Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fábio Seixas

Avanço discreto

GP a GP, Raikkonen se firma como o 2º melhor piloto do ano

A FOTO do pódio de Hockenheim é perfeita para explicar o personagem da coluna. Não pelos três pilotos que aparecem ali, Alonso, Vettel e Button. Mas por um que não está. A cena é emblemática pela ausência.

Com a punição a Vettel, Raikkonen assumiu a terceira posição horas após a prova. Ganhou os pontos, deve receber o troféu em Budapeste. Mas nunca estará na foto.

Não deve se importar. Não deve estar nem aí. Se bobear, até prefere assim: sem protocolo, sem sorriso forçado, sem entrevista pós-corrida.

Ele sempre foi desse jeito, afinal. Tanto que o excesso de eventos e holofotes foi justamente o motivo pelo qual ele se afastou da categoria, no fim de 2009. Estava farto.

No trabalho, Raikkonen prefere a discrição. O que o atrai na F-1, seu grande amor, é pilotar. No seu mundo perfeito, chegaria a um circuito, pilotaria, iria embora. Só.

É o que a Lotus, uma equipe fora do mainstream, proporciona a ele neste ano. E é assim, com discrição, comendo pelas beiradas, que ele avança no campeonato.

Em Hockenheim, pela quarta vez no ano, Raikkonen terminou um GP na terceira posição. E isso, claro, traz reflexos para a classificação. Há um mês, após Valência, era o sexto no campeonato. Em Silverstone, superou Rosberg e avançou para quinto. No domingo, ultrapassou Hamilton. É, agora, o quarto.

Está atrás apenas de Alonso, Webber e Vettel, o trio que inicia a segunda metade da temporada na luta pelo título. E só não pontuou em um GP, Xangai, regularidade pior apenas que a do espanhol.

Isso, com um carro mediano. Isso, após dois anos fora da F-1. Isso, apesar da falta de ritmo em classificação -ainda não largou no top 3.

"Não podemos descartar nada", declarou, questionado sobre as chances de entrar na luta pelo campeonato.

Braço, ele tem. E a Lotus promete reciprocidade, um carro melhor após as "férias".

É difícil, a diferença técnica é grande. Mas, GP a GP, ele se firma como o segundo melhor piloto da temporada -Alonso está impossível.

Mesmo sem sair nas fotos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.