Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Abertura incha gastos para superar a de Pequim

Diretor, que venceu o Oscar, quer mostrar britânicos como nação

DA ENVIADA A LONDRES

Os Jogos Olímpicos britânicos são sustentáveis, compactos, racionais. Mas, em sua festa de inauguração, Londres não economizou.

Os organizadores entraram em apenas uma corrida contra Pequim, que teve a Olimpíada mais suntuosa da história. Prometem uma cerimônia melhor do que a que encantou o mundo em 2008.

"Creio que seremos melhores que Pequim. Temos algo a dizer. Acredito que Londres é a melhor cidade do planeta, e esta é nossa chance de mostrar isso ao mundo todo", disse o secretário de Estado da Cultura, Jeremy Hunt.

Para isso, Londres inchou o orçamento previsto. A abertura custará cerca de R$ 86 milhões -mas ainda longe de Pequim, R$ 200 milhões.

A festa acontece hoje, a partir das 17h (de Brasília).

O diretor inglês Danny Boyle, que ganhou o Oscar com "Quem Quer Ser um Milionário", foi contratado para mostrar na festa a Inglaterra do passado e a do futuro. Paul McCartney fará uma apresentação na cerimônia.

Ainda há ingressos à venda para o evento mais procurado dos Jogos. Mas os organizadores afirmam que o estádio construído para 80 mil pessoas estará cheio.

Mas os olhos do governo britânico, na verdade, estão nos estimados 1 bilhão de espectadores que assistirão à cerimônia pela televisão.

Em meio à crise econômica, o primeiro-ministro David Cameron bate na tecla de que os Jogos servirão para mostrar ao mundo que a Grã-Bretanha é um local para investimento e oportunidade. E que não vive só do passado.

Mas, para isso, tem que fazer uma boa propaganda.

A cerimônia no Estádio Olímpico envolverá 10 mil voluntários. O evento foi batizado por Boyle de "Verde e Agradável" e, segundo ele, mostrará uma imagem dos britânicos como nação.

O espetáculo foi inspirado na peça de Shakespeare "A Tempestade". Foram feitos mais de 150 ensaios, e vizinhos do Parque Olímpico já ouviram Paul McCartney cantando "Hey, Jude".

Na festa de hoje serão usados cerca de 70 ovelhas, 12 cavalos, três vacas, duas cabras, dez galinhas, dez patos e nove gansos, o que gerou protestos de entidades que defendem os animais.

O diretor informou que os bichos aparecerão apenas em parte da cerimônia e serão levados embora antes que as apresentações mais barulhentas comecem.

Como em todas as cerimônias de abertura, após o desfile das delegações -o cavaleiro Rodrigo Pessoa carregará a bandeira do Brasil- haverá o acendimento da pira e uma queima de fogos.

O ex-corredor sir Roger Bannister, que nunca conquistou uma medalha olímpica, é o favorito nas apostas para acender o fogo.

Depois, os esportistas vão para a Vila Olímpica descansar. A cerimônia foi encurtada em meia hora para assegurar que os atletas não fiquem muito cansados, segundo os organizadores.

Mas também vai ajudar os espectadores a terem mais tempo para voltar para casa.

O metrô de Londres terá hoje um de seus maiores testes. Pelo menos nas linhas que levam ao parque símbolo dos Jogos.

(MARIANA LAJOLO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.