Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nova geração aparece, soma ouros e rouba a atenção dentro da piscina

Campeões olímpicos adolescentes são destaque da modalidade na Olimpíada de Londres

DA ENVIADA A LONDRES

Michael Phelps se encontrou com Katie Ledecky na piscina de aquecimento antes da final, desejou-lhe boa sorte e deu um conselho bem simples: "Vá lá e se divirta".

Nem precisava. Aos 15 anos, o mais jovem fenômeno da natação norte-americana já sabia o que fazer.

Ela entrou na piscina para nadar os 800 m livre e saiu com a medalha ouro e um feito histórico: quebrou um recorde nacional que perdurava desde 1989.

Saiu como quem acabara de brincar com as amigas.

Katie é a mais jovem entre os novos fenômenos da natação que surgiram nas piscinas olímpicas de Londres.

Uma geração que já ocupa seu lugar enquanto nomes consagrados, como Phelps, anunciam seu adeus. Mais: um grupo de jovens nadadores que não têm medo de desafiar os grandes favoritos.

Florent Manaudou é um deles. Aos 21, surpreendeu Cesar Cielo nos 50 m livre e levou o ouro. O francês treinou por um período na mesma Universidade de Auburn que abrigou o brasileiro.

Outro atleta da França brilhou no 4 x 100 m livre. Yannick Agnel, 20, deu uma arrancada impressionante nos últimos metros, superou Ryan Lochte e deu o título a seu país. Mais tarde, venceu também os 200 m livre.

O sul-africano Chad le Clos assustou até mesmo seu maior ídolo. Na decisão dos 200 m borboleta, tornou-se o último a derrotar Phelps em uma prova individual.

"Ele tem chance de fazer coisas incríveis", disse o norte-americano, que deu o troco nos 100 m borboleta.

A nova geração de mulheres chama a atenção pela idade. São adolescentes que já conseguem resultados muito consistentes na piscina.

Ye Shiwen, 16, venceu os 200 m e 400 m medley e quebrou o recorde mundial da prova mais longa. Nadou os últimos 50 m mais rápido que Lochte na prova equivalente do masculino. Foi bombardeada por perguntas sobre o uso de doping. Disse achar que é perseguida por ser chinesa.

Anteontem, foi a vez de Katie responder sobre o mesmo assunto. "É mentira [que ela use doping]. Eu trabalhei duro neste ano, é tudo que tenho feito. Por isso, consegui chegar onde estou", afirmou.

A lituana Ruta Meilutyte, 15, ouro nos 100 m peito, foi outra surpresa dos Jogos.

Compatriota de Katie, Missy Franklin, 17, também confirmou sua boa fase em Londres. A nadadora faturou três medalhas de ouro e, anteontem, quebrou o recorde mundial dos 200 m costas.

Só terminou a temporada insatisfeita com uma coisa: não teve tempo para dar aula de natação para crianças.

"Elas são nosso futuro."

Mas pode se gabar de ter recebido parabéns do cantor Justin Bieber pelo Twitter.

(ML)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.