Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vettel triunfa pela 3ª vez seguida e assume a liderança

F-1 Alemão vence de ponta a ponta na Coreia do Sul e abre seis pontos de vantagem sobre Alonso no Mundial

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A YEONGAM

GP da Coreia do Sul

1º S. Vettel 1h36min28s651
2º M. Webber a 8s231
3º F. Alonso a 13s944

-

De uma desvantagem de 39 pontos e a quarta posição no Mundial para uma vantagem de seis e a ponta do campeonato em apenas três corridas.

Não por acaso, com a vitória no GP da Coreia do Sul ontem, a terceira consecutiva, Sebastian Vettel assumiu definitivamente o papel de favorito ao título da F-1 em 2012.

Apesar de só faltarem quatro corridas para o fim do Mundial e de o alemão estar em ascensão, o piloto manteve seu discurso "pé no chão".

"As coisas estão mudando rapidamente de uma corrida para outra. Por isso o importante é focarmos em nós mesmos e fazermos nossa parte", afirmou o bicampeão.

"Depois, se no fim do ano tivermos mais pontos que os outros poderemos comemorar", completou Vettel, que reassumiu a ponta do campeonato pela primeira vez desde o GP da Espanha, em maio.

Ao seu lado no pódio, o parceiro de Red Bull, Mark Webber, na primeira dobradinha desta temporada, e Fernando Alonso, o terceiro, que até então liderava a tabela.

Com o resultado, a disputa pelo título fica cada vez mais restrita a Vettel e ao ferrarista, já que o terceiro na classificação, Kimi Raikkonen, quinto ontem, está agora 48 pontos atrás do líder ainda há cem em disputa.

Mesmo tendo perdido a liderança que cultivava desde o final de junho, Alonso acredita que ainda é cedo para dar o Mundial como encerrado.

"Se pensarmos que nas últimas cinco corridas não fizemos nada de errado a não ser sermos acertados por carros 'voadores', acho que não estamos tão mal", disse ele, que na Bélgica e no Japão sofreu acidentes na largada.

Ontem, Alonso saiu ileso. Mais que isso, largando em quarto, ganhou a posição de Lewis Hamilton na primeira volta. O mesmo aconteceu com Vettel, que partiu em segundo no grid, mas antes de entrar na primeira curva já estava na frente de seu companheiro de Red Bull, o pole.

"Na hora não sabia, mas minha largada foi fundamental para a vitória. Estava do lado sujo da pista, mas mesmo assim tinha aderência e superei o Mark logo de cara", disse Vettel, que chegou a 25 vitórias e igualou Jim Clark e Niki Lauda. Aos 25, já é o sétimo com mais triunfos na categoria -Michael Schumacher é o recordista, com 91.

Depois da manobra sobre Webber, bastou a Vettel monitorar o desgaste dos pneus até receber a bandeirada final, já que liderou de ponta a ponta e nunca foi ameaçado.

"Demos outro passo e agora temos que carregar esta fase para as próximas etapas."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.