São Paulo, domingo, 01 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos expõe no gramado seu olhar na fase decisiva

Com a volta de Maldonado, Kléber e Cléber Santana, time tenta bater a Ponte Preta para ratificar ponta e poder contar com empates nas próximas fases

MARIANA CAMPOS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Já classificado para as semifinais do Paulista, o Santos ainda tem um objetivo no atual estágio do torneio: garantir o primeiro lugar para contar com a vantagem de jogar por dois empates na semifinal e na decisão.
A classificação ao mata-mata veio com três rodadas de antecipação, após a vitória sobre o Corinthians (2 a 1) na última quarta. Agora, a meta do time do técnico Vanderlei Luxemburgo é não deixar cair seu alto índice de aproveitamento de pontos (hoje em 85,4%) e, de quebra, assegurar o primeiro lugar de forma antecipada.
Para fechar a primeira fase na ponta, a equipe santista precisa hoje torcer para que São Paulo perca o clássico contra o Palmeiras e, de sua parte, sair vitoriosa do duelo com Ponte Preta, às 18h10, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.
"Vamos pensar no nosso jogo, porque foi o que sempre fizemos. Sabemos que em clássico pode dar qualquer resultado, mas isso é indiferente", afirmou o volante Maldonado.
O volante chileno, que, a exemplo do lateral Kléber com a equipe de Dunga, estava servindo a seleção de seu país, retorna ao time alvinegro. Além dos dois, Luxemburgo terá à disposição o meia Cléber Santana, que volta de suspensão.
Apesar de manter o discurso de que não se preocupa com os rivais, o time do Santos confirma que a motivação para a vitória visa os mata-matas. "Temos de estar mais concentrados do que nunca para garantir o primeiro lugar", disse Maldonado.
Segundo ele, o time, que detém o melhor ataque do Paulista (35 gols), não pode se iludir pelo fato de já estar classificado para a semifinal. "Nossos jogos vão começar agora. A gente assumiu a responsabilidade de ficar em primeiro por quase todo o campeonato. Não podemos deixar isso para trás."
Para o zagueiro Leonardo, a experiência de Luxemburgo será decisiva para que os atletas não se contentem só com a participação garantida nos mata-matas. Segundo ele, o técnico poderá evitar que a acomodação tome conta da equipe.
"É nessa hora que você vê a diferença de um treinador experiente. O Vanderlei tenta motivar todo mundo, cobrando da equipe para que não tenha um relaxamento", afirmou.
Outro fator que ajuda a equipe é o retrospecto como visitante no torneio. Até agora, dos sete jogos fora da Vila Belmiro, o Santos está invicto, com seis vitórias e um empate (por 3 a 3 no clássico com o Palmeiras).
Hoje, Luxemburgo pode novamente lançar mão de um time misto. Suspenso, o zagueiro Antônio Carlos não joga. Deve ser substituído por Leonardo.
O treinador ainda estuda poupar Rodrigo Tiuí e Zé Roberto, que sentiram contusões leves diante do Corinthians.


NA TV - Ponte Preta x Santos
Sportv, ao vivo, às 18h10



Texto Anterior: Ameaçado, Leão prega conciliação
Próximo Texto: Tostão: Atletas precisam de férias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.