São Paulo, quinta-feira, 02 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro, que pega Magnus Norman hoje, pelo Torneio de Mallorca, é a maior arma para promover o Aberto da França

Retorno de Guga é um alívio, afirma ATP

FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A PALMA DE MALLORCA

Gustavo Kuerten, 25, enfrenta hoje, a partir das 10h (horário de Brasília), o sueco Magnus Norman, pelas oitavas-de-final do Torneio de Mallorca, aliviado por estar jogando bem. O sentimento da ATP é exatamente o mesmo.
Para a Associação dos Tenistas Profissionais, o retorno de Guga é a certeza de uma maior divulgação do esporte. Sua presença valoriza os torneios, que, consequentemente, ficam em melhores condições para negociar contratos com seus patrocinadores.
Um indicativo desse fenômeno é o site oficial da ATP. Nos últimos seis meses, quando o brasileiro não venceu nenhum jogo, a entidade constatou queda na audiência do www.atptour.com.
"O número de visitas caiu. Os brasileiros, às vezes, chegavam a congestionar o nosso site. Mas, nos últimos tempos, tudo ficou tranquilo demais", afirmou à Folha, em Mallorca, David Massey, gerente de comunicações da ATP.
Outro exemplo está em Roland Garros, sede do Aberto da França, que será em maio. A organização do segundo Grand Slam do ano esperou a confirmação de que Kuerten voltaria a jogar para confeccionar todo o seu material de promoção do evento.
"Guga ganhou em Roland Garros nos últimos dois anos. Ele tem um público fantástico na França. É óbvio que toda a propaganda do torneio será focada na participação dele. O problema é que tivemos que esperar sua recuperação para começar a produzir tudo. Os cartazes só ficaram prontos nesta semana", disse Massey, acrescentando que a ATP acompanhou "passo a passo" sua reabilitação.
"Sem ele, o Aberto da França perderia muito neste ano. Retornando ao esporte, Guga traz o prestígio de volta à ATP. O retorno dele é um alívio", completou.
Massey não esconde que a torcida da ATP é para que Kuerten obtenha sucesso nesta semana, no Torneio de Mallorca.
"Para efeitos de promoção do Aberto da França, seria incrível se, em sua volta, Guga conquistasse um grande resultado aqui na Espanha", afirmou Massey.
Sofrendo com uma inflamação no quadril, Kuerten iniciou uma sequência de péssimos resultados em setembro do ano passado.
Em fevereiro deste ano, ainda sentindo fortes dores no local, decidiu se submeter a uma cirurgia em Nashville, nos EUA. Sua recuperação surpreendeu os médicos.
No dia 3 de abril, começou a bater bola com seu treinador, Larri Passos, em Santa Catarina. E hoje, menos de um mês depois, poderá ir às quartas-de-final de seu primeiro torneio pós-operação.
Em Mallorca, Guga é a principal estrela. Único tenista a rivalizar com o brasileiro em espaço na mídia local, o adolescente Rafael Nadal Parera, 15, foi eliminado ontem pelo belga Olivier Rochus.
Na segunda-feira, o teen espanhol se tornou o nono tenista menor de 16 anos a vencer um jogo na história dos torneios da ATP.
Os jornais espanhóis celebraram ontem a vitória de Guga sobre Nikolay Davydenko pela primeira rodada do torneio.
"Gustavo Kuerten volta a ser grande", escreveu o diário "El Mundo". "Ele demonstrou sua garra e toda a sua vontade de se recuperar", destacou o "Diario de Mallorca".



Texto Anterior: Ação - Carlos Sarli: O tabu persiste
Próximo Texto: Contra Norman, brasileiro vê teste de nervos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.