São Paulo, quarta-feira, 02 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio recebe o escrete com festa

Eram exatamente 17h15 quando o DC-7 da Pan Air pousou no aeroporto do Galeão com os novos campeões mundiais a bordo. Uma multidão tomou conta da pista de pouso e também de todo o entorno.
Na pista, o presidente da Confederação Brasileira de Desportos, João Havelange, aguardava ansioso pela abertura da porta da aeronave. Ao seu lado, o vice-presidente da República, João Goulart, só sorria.
O goleiro Gilmar e o defensor Bellini foram os primeiros a descer do avião, exibindo a Taça Jules Rimet para uma torcida extasiada e, em muitos momentos, fora de controle.
"O Brasil deve muito a vocês. Muito obrigado, Feola", disse Havelange ao treinador do escrete, enquanto trocavam calorosos cumprimentos.
"Fizemos somente a nossa obrigação e levamos o nome do Brasil ao ponto mais alto", respondeu o treinador da seleção.
Num abraço emocionado, Havelange e Paulo Machado de Carvalho, vice-presidente da CBD e chefe da delegação na Suécia, foram às lágrimas.
Estava apenas começando o périplo dos campeões mundiais pelas ruas do Rio. Do aeroporto do Galeão, o grupo seguiu em carro aberto num desfile que acabou parando o centro da capital do país.
No Catete, a delegação foi recebida com honras pelo presidente Juscelino Kubitschek.
"Vocês foram brilhantes, rapazes", repetia o mandatário, enquanto concedia comendas a todos os atletas e integrantes da comissão técnica.
Os jogadores provocaram a histeria da multidão -calcula-se que, do aeroporto ao Catete, até 1 milhão de pessoas participaram das comemorações- quando surgiram, ao lado de JK, num balcão da residência oficial do presidente brasileiro.
O avante Pelé, revelação santista, foi recepcionado por seu pai, João Ramos do Nascimento, e sua mãe, Maria Celeste Arantes do Nascimento.
"Deus tarda, mas não falha", afirmou o orgulhoso pai.


Texto Anterior: Renato Gaúcho diz que trabalho será carimbado por taça
Próximo Texto: Chicago-16 pode contar com trunfo republicano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.