São Paulo, terça-feira, 02 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeiras já prepara emboscada ao líder

Equipe planeja uma arrancada nas próximas rodadas para ser campeã

No returno, time alviverde tem reduzido a vantagem de pontos dos gremistas e ostenta como trunfo poder encarar os gaúchos em casa


RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Na luta entre os dois principais postulantes ao título, a 24ª rodada do Brasileiro será a primeira grande chance de o Palmeiras realmente fazer o Grêmio temer a perda da liderança.
Enquanto os paulistas receberão o Sport, na quinta-feira, no sábado os gaúchos visitarão o Fluminense, no Maracanã.
A distância que separa os dois é de cinco pontos (48 a 43). Caso ambas as partidas terminem com vitória dos mandantes, o Palmeiras só dependerá de suas forças para ultrapassar o Grêmio no confronto direto, marcado para o dia 9 de novembro, no Parque Antarctica.
No returno do Nacional, o time de Vanderlei Luxemburgo conseguiu reduzir em dois pontos a vantagem da equipe de Celso Roth -somou 9, contra 7 do clube do Rio Grande do Sul.
"Sabemos que existem esses cinco pontos, mas tenho certeza de que o Grêmio vai tropeçar. Precisamos fazer a nossa parte", disse o zagueiro Gustavo, na reapresentação do time após a vitória de anteontem sobre o Atlético-PR (2 a 1).
Luxemburgo afirmou após o jogo em Curitiba que espera uma seqüência de cinco vitórias seguidas. Neste ano, o time conseguiu o feito uma única vez, quando venceu dez, somando Paulista e Copa do Brasil. Foi justamente a arrancada que garantiu o título estadual.
"Não é uma projeção. Neste campeonato, se você ganha cinco jogos, cresce muito na tabela", afirmou o treinador.
Analisando a tabela, os dois principais postulantes ao título do Brasileiro terão adversários em condições muito parecidas nas próximas cinco rodadas.
O Palmeiras enfrentará, nesta ordem, Sport, Cruzeiro, Vasco, Náutico e Atlético-MG. Eles são, atualmente, nono, terceiro, 14º, 17º e 12º colocados na tabela, respectivamente.
Já o Grêmio terá pela frente Fluminense, Goiás, Atlético-PR, Inter e Botafogo (15º, 10º, 16º, 11º e quarto na tabela).
"A equipe mudou a postura fora de casa. Está ciente do que pode fazer dentro da competição", disse Gustavo, confiante de que a vitória de domingo, apenas a terceira longe de casa neste campeonato, representou mais do que a quebra do tabu de nunca ter vencido o Atlético-PR na Arena da Baixada.
Apesar de o Grêmio ser o adversário a ser batido no momento, a diretoria palmeirense ainda não acha que o time está em situação tão confortável a ponto de se descuidar com quem vem atrás na tabela.
"Tem muito jogo pela frente", alertou o gerente de futebol do clube, Toninho Cecílio.
O Cruzeiro perdeu a oportunidade de seguir próximo dos líderes ao empatar com o Coritiba por 1 a 1, anteontem, no Mineirão. Mesmo assim, está a três pontos do Palmeiras.
Na seqüência, de acordo com os palmeirenses, vem o bloco de times que seguem vivos na luta pelo título. Botafogo (39 pontos), São Paulo (38), Vitória, Flamengo e Coritiba (todos com 37) ainda preocupam.


Texto Anterior: José Roberto Torero: A camisa de Camargo, o amargo
Próximo Texto: Clube fará protesto contra juiz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.