São Paulo, quinta-feira, 02 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUCA KFOURI

Centenário!


Parece que foi ontem. E foi! Cem anos! A centena impregnada na alma é a própria alma. Vida!


PARECE QUE foi ontem. E foi.
Parece que foi ontem que meu pai me levou com meus irmãos ao parque Ibirapuera para festejar o título do 4º Centenário de São Paulo, este Estado e esta cidade que deveriam se chamar Corinthians.
Parece que foi ontem. E foi!
Parece que foi ontem que fui a pé do Pacaembu ao Parque São Jorge, em procissão com outros fiéis, para cumprir promessa no dia em que acabou a escrita de não ganhar do Santos de Pelé, graças a Flávio e Paulo Borges. Parece que foi ontem. E foi!!
Parece que foi ontem que vi no Morumbi o 2 a 0 que se anunciava goleada do Palmeiras virar 4 a 3 para o Corinthians, graças a Adãozinho, Tião e Mirandinha, duas vezes. Parece que foi ontem. E foi!!!
Parece que foi ontem que, para pagar outra promessa, não fui ao Maracanã com mais 70 mil fiéis -na maior marcha da humanidade em tempos de paz, quando a via Dutra virou a av. Corinthians.
Parece que foi ontem. E foi!!!!
Parece que foi ontem que me vi na pele, no pé direito, no coração e na mente de Basílio, o Libertador. Parece que foi ontem. E foi!!!!!
Parece que foi ontem que Sócrates e cia. inventaram a Democracia Corintiana e levaram o amarelo das Diretas Já ao alvinegro do Parque São Jorge. Ninguém teve nem terá um time tão gostoso para torcer como o Timão daqueles dias, o time que uniu o útil ao agradável e, ainda, foi bicampeão. Parece que foi ontem. E foi!!!!!!
Parece que foi ontem que, ano sim, ano não, o Corinthians era campeão, ou que, num ano sim, no outro também, não tinha para ninguém, bi, tri brasileiro e do Primeiro, o Primeiro!, Mundial de Clubes da Fifa. Quantos pais sabem o que é abraçar e chorar com um filho no Maracanã para festejar o Primeiro, o Primeiro!, Mundial de Clubes da Fifa?
Parece que foi ontem. E foi!!!!!!!
Parece que foi ontem que conversei com José Roberto de Aquino, que um dia disse, antes de virar imortal, que todo time tem uma torcida, menos o Corinthians, cuja torcida tem um time.
Parece que foi ontem. E foi!!!!!!!!
Parece que foi ontem que ouvi d. Paulo Evaristo Arns dizer que não existem derrotas definitivas para o povo e que a vitória do povo corintiano estava próxima. Parece que foi ontem. E foi!!!!!!!!!
Parece que foi ontem que eu tinha dez anos, e o Corinthians, 50. Parece que foi ontem. E foi!!!!!!!!!!
Parece que foi ontem que fiz 60, e o Corinthians comemorou seu centenário. E foi!!!!!!!!!!!
Minha vida, meu amor.

blogdojuca@uol.com.br


Texto Anterior: Senado salva estádios que têm projetos atrasados
Próximo Texto: Odebrecht admite que dutos atrapalham obra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.