São Paulo, domingo, 02 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Beisebol e rúgbi seguem linha conservadora

DA REPORTAGEM LOCAL

O futebol não é o único esporte avesso a mudanças. Entre os mais praticados no planeta, dois também seguem a postura linha-dura quando o assunto é inovar: o beisebol e o rúgbi.
O primeiro, popular sobretudo nos EUA, em países do Caribe e no Japão, ainda se mantém nos moldes em que era praticado no início do século passado.
O uniforme das equipes é um dos indícios mais claros da restrição do beisebol a novas tecnologias. Apesar de hoje ser fabricado com tecidos mais leves, o modelo ainda tem o cinto, a camisa e a calça como itens obrigatórios.
O rúgbi, nascido do mesmo ramo que originou o futebol, ainda continua com fama de esporte aristocrático e, como seu primo mais famoso em terras brasileiras, evita ao máximo mudanças na regra.
Na contramão dessa tendência está o futebol americano. Na NFL, a liga profissional norte-americana, o replay é utilizado para dirimir dúvidas em jogadas polêmicas. A solicitação da revisão de um lance pode ser feita pelos próprios árbitros ou pelos técnicos dos times.
Se o juiz principal, depois de rever o lance, tiver a convicção que a marcação foi equivocada, a decisão é mudada.(PGA)

Texto Anterior: Futebol: Vigiar árbitro custa R$ 100 mil por jogo
Próximo Texto: Tecnologia já é usada na corrida por excelência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.