São Paulo, sexta-feira, 03 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONTEM

Torneio foi palco maior de Pelé

DA REPORTAGEM LOCAL

Foi no Campeonato Paulista que Pelé conseguiu a maior parte de seus gols e títulos. Foi no Estadual que o Corinthians conquistou o título mais comemorado da sua história. Foi essa competição que deu origem à rivalidade acirrada entre Palmeiras e São Paulo.
Durante a maior parte de seus cem anos, o Paulista foi o compromisso mais importante para os clubes do Estado.
Na década de 60, o Santos abdicou de jogar a Libertadores, mas nunca pensou em fazer o mesmo com o Estadual, apesar da agenda cheia de amistosos com cachês milionários para a época.
Assim, deu a chance para Pelé conquistar a artilharia da competição em 11 oportunidades.
Foi em um duelo pelo Estadual que São Paulo viu mais gente em um estádio -no segundo jogo da final de 1977, quando quase 150 mil pessoas foram ao Morumbi para assistir a uma das partidas da série contra a Ponte Preta que tirou o Corinthians da fila.
O Campeonato Paulista foi o toque inicial para rivalidades quase centenárias. Na década de 40, Palmeiras e São Paulo levaram as diferenças para fora de campo, com o primeiro acusando o segundo de estar por trás da pressão sofrida para que deixasse seu nome antigo -Palestra Itália.


Texto Anterior: FPF promove festa de agência de Farah Neto
Próximo Texto: Hoje: Edição 2002 tem pouco público
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.