São Paulo, segunda-feira, 03 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reservas serão trintões em 2010

Renovação na seleção exigirá novos talentos, pois até Robinho e Kaká estarão com mais de 25 anos

Parreira afirma que mudou 50% da equipe nacional e que caminho tem que ser preparado para as próximas duas Copas do Mundo

DOS ENVIADOS A FRANKFURT

Até o técnico Carlos Alberto Parreira, de saída do cargo, diz que o caminho é a renovação. Mas, pelas opções atuais, a seleção brasileira será tão velha na Copa da África do Sul como a que fracassou na Alemanha.
"A palavra renovação sempre é falada. Lembro que a pergunta que mais me fizeram no dia em que assumi foi essa. Disse que tinha que ter paciência. A renovação foi processada ao longo desses quatro anos. Renovamos pelo menos 50% da seleção. Mas é claro que, quando não chegamos à final, a força da renovação é avassaladora. Temos que preparar um novo caminho para 2010 e para 2014", prevê Parreira.
Mas quem assumir o time nacional terá problemas para remoçar uma equipe em que gente famosa como Dida, Cafu, Roberto Carlos, Emerson, Zé Roberto e Ronaldo parecem fora dos planos para o primeiro Mundial em solo africano. Os atuais substitutos imediatos desses jogadores formarão um imenso bloco de trintões daqui a quatro anos.
Chamado para ganhar experiência, segundo Parreira, Júlio César pode ser o goleiro titular no próximo Mundial com 30 anos. Todos dão como certo que Cicinho, enfim, vai tomar o lugar de Cafu. Resta saber se ele terá o mesmo fôlego na África do Sul, quando vai virar um trintão no meio da competição.
Entre os candidatos ao lugar de Roberto Carlos, sobram anos. Gilberto, o reserva na Alemanha, vai ter 34 quando a próxima Copa começar. Os outros jogadores da lateral esquerda que se destacam hoje já ultrapassaram, e faz tempo, a casa dos 30, como Júnior e Serginho. O corintiano Gustavo Nery, que estava cotado para disputar a Copa, também será um trintão em 2010.
No meio-campo, principalmente entre os volantes, a renovação será um martírio.
Gilberto Silva, que entrou na vaga de Emerson, 30, no jogo contra a França, completa 30 anos em outubro. Mineiro já superou essa faixa. Edmílson, cortado nos treinos da Suíça, terá 33 quando na Copa-2010.
Mesmo os caçulas do time atual estarão longe de serem garotos em gramados sul-africanos. Nessa época, Ronaldinho terá exatos 30 anos. Kaká e Adriano já terão completado 28. Um pouco mais jovem será Robinho, com 26. "Quero ser campeão em 2010", declarou Adriano ontem, quebrando o seu silêncio para mostrar desejo de permanecer na seleção.
A nova safra brasileira também não é das melhores. No ano passado, o Brasil fracassou nos Mundiais sub-17 e sub-20. Neste último, um dos destaques do time foi o ex-corintiano Bobô.0 (EDUARDO ARRUDA, FÁBIO VICTOR, PAULO COBOS, RICARDO PERRONE E SÉRGIO RANGEL)

Texto Anterior: Especialistas dizem que preparação foi falha
Próximo Texto: Veteranos da França dão show de vigor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.