UOL


São Paulo, domingo, 03 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAN E CIRCO

Uma abertura e duas lições

JOSÉ ROBERTO TORERO
COLUNISTA DA FOLHA

Os desfiles de abertura sempre nos dão duas lições: uma sobre geografia, outra sobre a natureza humana.
A de geografia costuma ser divertida. Eu, confesso, aprendi mais acompanhando eeventos esportivos do que decorando listas em véspera de prova.
Podia jurar que as Ilhas Virgens ficavam na Polinésia. Não. Elas ficam aqui do lado e são duas (as britânicas e as norte-americanas). Também não sabia que as Ilhas Cayman eram tão perto. Agora já sei onde pôr meu salário.
Já ouvi falar de Belize e de Granadinas, assim como de Antígua e Barbuda, mas não saberia apontá-las num mapa. E jurava que São Vicente ficava na Baixada Santista.
Isso nos leva à lição sobre a natureza humana. Sempre recriminamos o povo dos EUA por dizerem que nossa capital é Buenos Aires, mas não conhecemos nossos vizinhos. Sabemos mais sobre nossos avós da Europa do que sobre os primos da América. Em suma: queremos ser de um mundo que não nos quer e fingimos não fazer parte do qual pertencemos.


Texto Anterior: 1ª medalha brasileira tem gosto de derrota
Próximo Texto: Futebol - Rodrigo Bueno: A ameaça olímpica
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.