São Paulo, terça-feira, 03 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Cosmos volta à ativa e elege Pelé presidente honorário

Neilson Barnard/Getty Images
Pelé posa com crianças no anúncio do retorno do Cosmos

CRISTINA FIBE
DE NOVA YORK

O New York Cosmos, time que teve o seu auge com Pelé, nos anos 70, e que foi extinto em 1985, tenta agora renascer, com o brasileiro como presidente honorário.
O anúncio foi feito pelo próprio Pelé, anteontem, em Nova York. "Como embaixador global para o esporte e como presidente honorário do NY Cosmos, é um privilégio poder retribuir para o futuro de um esporte que me deu tanto", afirmou, ao comunicar a iniciativa.
A nova versão do NY Cosmos, cujo nome foi comprado pelo empresário inglês Paul Kemsley, pretende "melhorar o futuro do esporte no país, com investimento significativo no futebol jovem".
O clube quer criar uma academia e fazer parcerias com a prefeitura para incentivar o jogo em escolas.
Mas o objetivo principal é entrar para a Major Soccer League, liga de futebol profissional dos EUA, e voltar a ser o maior time do país.
Ao jornal "The New York Times" Pelé afirmou que estão "trabalhando muito duro para devolver o jogo bonito a Nova York, e agora finalmente temos quem nos apoie".
Não é a primeira vez que o NY Cosmos tenta um ressurgimento. Em 2001, o antigo detentor dos direitos do logo do time, Peppe Pinton, negociava com a liga americana o retorno do Cosmos.
À época, a campanha pela volta da equipe defendia até um estádio em homenagem a Pelé, o Pelé Stadium, mas as negociações fracassaram.
"É uma nova era. Levou muito tempo, mas encontramos o homem com a visão de Steve Ross para dar sequência ao nome Cosmos", afirmou Pinton ao "New York Times", em referência ao dono do time durante o seu auge. Ross morreu em 1992.
Resta ver se, desta vez, o New York Cosmos consegue retomar a importância que teve 30 anos atrás.


Texto Anterior: Palmeiras: Valdivia chega nesta semana, mas vai precisar readquirir boa forma
Próximo Texto: Prodígio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.