São Paulo, terça-feira, 04 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

LOS GRINGOS - PAUL DOYLE

Sensação de farsa


Só um imenso salário e muita cerveja no Natal poderiam atrair Ronaldinho para o Blackburn


O NÚMERO de detenções sempre aumenta na Inglaterra no Natal, porque as pessoas permitem que a cerveja tome conta de suas mentes. Mas não havia álcool quando a polícia deteve duas galinhas em Blackburn recentemente. As aves terminaram engaioladas com um torcedor do Blackburn, que as havia levado a um protesto contra os novos proprietários do time, o grupo avícola indiano Venky's.
O incidente agravou a sensação de farsa no clube desde que o Venky's assumiu o controle, em novembro, e anunciou, despudoradamente, que daria só cinco milhões de libras para contratações, mas esperava que o time terminasse entre os cinco primeiros da Premier League. Nesta semana, o Venky's revelou que tentaria atrair Ronaldinho com a oferta de um imenso salário e, seria de imaginar, muita cerveja excedente no Natal para convencê-lo de que o Blackburn seria uma escolha melhor que o Milan, o Grêmio ou quase qualquer outra equipe que ele escolha. O objetivo do Venky's se tornou alvo de zombarias dos torcedores, que dizem que, mesmo que Ronaldinho aceitasse a proposta, seria só pelo dinheiro, e que ele não se sairia bem no jogo pesado da Premier League.
Ante as acusações de que não entende de futebol, o Venky's negou interesse em Ronaldinho, dizendo que tem objetivos mais modestos. Ontem, mudou novamente de opinião e confirmou a investida no brasileiro.
Mas por que um time teria objetivos modestos? Tentar atrair astros não é necessariamente ridículo. Mas, se essa era a estratégia do Venky's, a coisa mais ridícula que poderia ter feito foi demitir Sam Allardyce, em dezembro. O técnico tem um histórico louvável de atrair astros para clubes humildes: Fernando Hierro, Youri Djorkaeff e Jay-Jay Okocha, para o Bolton, e Michel Salgado, para o Blackburn. O que surpreende é que conseguiu grandes desempenhos de todos eles.
Com Allardyce desempregado, o técnico com mais chance de contratar alguém como Ronaldinho é Harry Redknapp, que mira David Beckham. Os torcedores do Tottenham não estão entusiasmados com um jogador de 35 anos semiaposentado nos EUA, mas Redknapp insiste que Beckham pode se sair bem. "Você perde velocidade e força quando envelhece, mas o jogo de Beckham sempre dependeu do cérebro", diz. Será esse o motivo para que Beckham ainda possa ser uma força no futebol inglês e para que o Chelsea esteja em declínio?

PAUL DOYLE é redator-chefe de futebol do jornal britânico "The Guardian"

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Santos: No mercado, clube tenta amortecer desfalques
Próximo Texto: Ronaldinho: Palmeiras pressiona por desfecho de novela
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.