São Paulo, segunda-feira, 04 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians volta, melhor

Time faz 1 a 1 com o Santos, é primeiro campeão paulista invicto desde 72 e consagra recuperação após queda à Série B

CAROLINA ARAÚJO
PAULO GALDIERI
TONI ASSIS

DA REPORTAGEM LOCAL

Como canta a torcida há pouco mais de seis meses, o Corinthians voltou. Definitivamente.
Em sua casa, invicto, diante de sua torcida, no campeonato que mais venceu e ainda com o requinte de ter como destaque o jogador mais badalado do futebol nacional, astro mundial.
A história do 26º título do Campeonato Paulista, obtido ontem, no Pacaembu, com 1 a 1 diante do Santos, ratifica o retorno do time mais popular do Estado ao lugar de onde havia saído em 2007, com a queda para a Série B do Brasileiro.
Em uma competição em que entrou sem o favoritismo de seus arquirrivais, justamente pela desconfiança do que poderia fazer uma equipe recém-ressurgida da segunda divisão, o Corinthians saiu-se como campeão incontestável, destroçando dúvidas e marcas históricas. Redescobrindo o orgulho.
A recuperação no placar ontem, depois de sair atrás, não era necessária para a conquista, mas foi determinante para um título sem derrotas, celebrado tanto quanto o troféu estadual, que não vinha desde 2003.
Foram 13 vitórias e dez empates no Estadual, que ainda fechou com a melhor defesa.
A campanha invicta derrubou um tabu de 37 anos no Paulista -desde o título do Palmeiras em 1972. E ainda foi construída com outros recordes, como a maior sequência de sua história sem perder no Pacaembu. Ontem foi o 25º jogo sem derrotas no estádio.
Estádio que há décadas virou casa corintiana, mas que não via um título de seu mais ilustre inquilino desde o campeonato do Quarto Centenário, válido por 1954, decidido em 1955.
O troféu ajuda a concretizar o nascimento de novos heróis corintianos, como o técnico Mano Menezes, que comandou o retorno à primeira divisão nacional e ontem conquistou seu título mais importante.
E vê o renascimento do maior artilheiro das Copas, Ronaldo, 32, que em campo mostrou ser ainda um Fenômeno.
O Corinthians voltou.
Definitivamente.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Defesa corintiana segura Santos e ainda faz gol
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.