São Paulo, segunda-feira, 04 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

troca de turno

Rio, enfim, deixa paulistas para trás no Brasileiro

Rodada põe Botafogo na liderança e mostra diferenças na temperatura dos jogos dos times dos Estados mais poderosos

Com ajuda da arbitragem, São Paulo é o único do seu Estado com vitória na rodada, que colocou dois cariocas entre os quatro primeiros da classificação

DA REPORTAGEM LOCAL

Até hoje, o futebol paulista era o todo poderoso e o carioca o patinho feio da era pontos corridos no Brasileiro.
Mas, depois de quatro rodadas, a edição 2007 desenha um cenário diferente. A começar pela liderança na classificação, e chegando até a ofensividade do futebol e empolgação, o Rio de Janeiro ganha fácil.
Time de futebol mais vistoso na temporada -tem o melhor ataque da competição-, o Botafogo é o novo líder do Nacional. Nunca, em quatro anos de pontos corridos, um time carioca chegou à frente de todos os paulistas, que faturaram as três últimas edições do Nacional.
Depois do empate com o Fluminense no Maracanã, o Vasco é o quarto colocado. Está na zona de classificação à Libertadores, onde o Corinthians é o único representante paulista. Na era pontos corridos, nenhum time do Rio conseguiu vaga no maior torneio sul-americano. São Paulo qualificou times em dez oportunidades.
O Palmeiras, que começou a rodada em terceiro, foi batido em casa pelo Cruzeiro e caiu para a sétima posição. O São Paulo acabou com a invencibilidade do Paraná em Curitiba, com um magro 1 a 0. E ainda contou com a ajuda do juiz.
O clássico Santos x Corinthians terminou sem vencedor (1 a 1). Não foi tão ruim como o São Paulo 0 x 0 Palmeiras da semana passada, mas ficou longe do entusiasmo carioca.
Os clássicos do Rio, até o momento, produziram seis gols também em dois empates.
O time do Parque São Jorge perdeu um posto e agora é o terceiro. O clube da Vila Belmiro segue perto da zona de rebaixamento, o que era comum para o futebol carioca na era pontos corridos, mas que nesta edição não acontece.
Todos os times do Rio aparecem na lista dos dez que mais balançaram as redes. Somados, os quatro fluminenses fizeram 32 gols, contra apenas 20 dos quatro grandes paulistas.
Os cariocas também estão em peso nos top 10 dos dribles, segundo o Datafolha.
No empate contra o Sport, o Flamengo provou sua popularidade mesmo longe de casa, em Recife. Com mais de 30 mil pagantes, o jogo teve o recorde de público da competição.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Com ajuda de juiz, São Paulo vence e desbanca Paraná
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.