São Paulo, quinta-feira, 04 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO

Ondas pequenas e grandes

CARLOS SARLI
COLUNISTA DA FOLHA

Florianópolis é, até o próximo dia 10, a capital mundial do surfe. A elite do esporte está reunida esperando a anunciada chegada da ondulação, para que a largada seja dada para o Nova Schin Festival, décima etapa do WCT do ano. E, enquanto isso não acontece, as baladas é que têm ocupado os atletas.
Até ontem as condições do mar eram muito ruins e os organizadores esperavam para dar a luz verde. À espera dessas melhores condições, os surfistas aproveitavam as inúmeras festas que rolam, para conhecer a capital de Santa Catarina e fazer algumas sessões de freesurf na praia Mole. Kelly Slater, os irmãos Andy e Bruce Irons e Taylor Knox divertiram o público com manobras ousadas e muitos aéreos.
Enquanto eles quebravam em merrecas que não passavam dos dois pés, o campeão da etapa do WQS que terminou no domingo e foi disputada ali mesmo, o australiano Richard Lovett, foi flagrado pela ESPN Brasil saindo para uma incursão ao shopping da cidade. A intenção: comprar um celular. O dele, confessou, havia caído na banheira e estava inutilizado. Acompanhado de Joel Parkinson, o único surfista que ainda tem chance de tirar de Andy Irons o título do WCT (e, portanto, o tri), Lovett passou a tarde fazendo compras.
Já o brasileiro Neco Padaratz, quarto no Onbongo Pro Surfing, recuperou a liderança do WQS e têm boas chances de conquistar o bicampeonato da divisão de acesso nas duas últimas etapas, no Havaí. Mas as ondas fracas e o mar muito mexido prejudicaram a performance dos surfistas que duelavam. Assim, eles fizeram baterias pouco emocionantes e técnicas. O brasileiro Raoni Monteiro ficou em segundo.
Para o WCT, os organizadores esperam melhores condições nas praias da Joaquina, Mole ou em Imbituba, que são bases do Nova Schin, e público recorde, já que a etapa brasileira do Mundial deve ser marcada como a que definirá o campeão da temporada.
 
Enquanto isso, na costa Oeste americana, uma boa notícia para surfistas de ondas grandes. A partir de 1º de dezembro até 1º de março de 2005, depois de um hiato de dois invernos e de no ano passado ter sido realizado com uma pequena bolsa de US$ 10 mil, o Maverick's Surf Contest conseguiu patrocinador exclusivo e premiação de US$ 75 mil. Os brasileiros Carlos Burle, Eraldo Gueiros e Rodrigo Resende já foram oficialmente convidados e confirmaram presença.
E, para oficializar a abertura da temporada de big wave no hemisfério Norte, saiu a lista de convidados do mais tradicional torneio do mundo, disputado em homenagem ao havaiano Eddie Aikau em Waimea Bay. Ross Clarke-Jones, Shane Dorian, Laird Hamilton, Michael Ho, Andy Irons, Bruce Irons, Peter Mel, Kelly Slater e Darryl "Flea" Virostko são alguns dos convidados. O único brasileiro a merecer a honra é Carlos Burle. O Eddie, torneio de um único dia, terá janela de espera entre os dias 3 de dezembro e 28 de fevereiro de 2005.

Brasileiro de wakeboard
Começa amanhã na represa de Igaratá (SP) a quarta e decisiva etapa do circuito. Marito e Rafael Kamogawa disputam o título profissional masculino, e Joana Marques e Mariana Martins, o feminino.

Giants of Rio
Com formato inédito, a prova tem natação, mountain bike, vôo livre e corrida e será em dezembro. As equipes terão quatro atletas -cada um participa em sua modalidade. Beto Schmitz, Abraão Azevedo e os olímpicos Robson Caetano e Leandro Macedo estão confirmados.

Skate Kids
Mais festa que campeonato é a proposta da Urgh! no evento para crianças de 2 a 12 anos no Plasma Skatepark (São Paulo), no dia 20.

E-mail sarli@trip.com.br


Texto Anterior: Perto do prêmio de melhor do ano, Ronaldinho dá show na Espanha
Próximo Texto: Futebol - Soninha: "Não vai acontecer nada"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.