São Paulo, domingo, 05 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Brasileiro tem bom desempenho em decisões; de sete, venceu cinco
Kuerten disputa sua primeira final no ano

ALEXANDRE GIMENEZ
enviado especial a Santiago

Gustavo Kuerten irá disputar hoje, contra o argentino Mariano Puerta, a oitava final da sua carreira. Em partidas decisivas, o brasileiro tem um ótimo desempenho: aproveitamento de 71,5% em decisões de títulos.
Em sete finais disputadas, Kuerten venceu cinco (Roland Garros-97, Sttutgart-98, Mallorca-98, Mônaco-99 e Roma-99).
Ele perdeu apenas em Bologna e Montreal, em 1997. "Vai ser uma partida muito dura. O Puerta está ganhando muitos jogos no ano", afirmou Kuerten.
Para o técnico Larri Passos, o seu pupilo precisa manter amanhã a mesma tática que foi vitoriosa ontem na partida contra o espanhol Albert Portas. "Ele precisa jogar bolas fundas, para tentar quebrar o ritmo do adversário. Não pode querer ficar atacando o tempo todo", afirmou.
Segundo Kuerten, a sua participação no torneio de duplas em Santiago está sendo muito importante para a sua evolução.
"Estava precisando pegar ritmo de jogo. Por isso foi importante jogar com o (Antônio) Prieto", afirmou o brasileiro.
O tenista afirmou que não entrará em quadra hoje desgastado pela "jornada dupla" no torneio chileno. "Na partida de duplas, não corri muito. Fiquei mais parado soltando os golpes. O bom é que eu tenho o Prieto como parceiro, que me conhece. Posso errar uma bola que ele não acharia ruim", completou o brasileiro.
Kuerten entrará hoje em quadra, para a decisão de simples do Torneio de Santiago US$ 100 mil mais rico. A organização da competição chilena havia prometido esse prêmio extra se o brasileiro chegasse à final individual.

Otimismo
Mesmo não levando vantagem no confronto direto contra Kuerten, Mariano Puerta se mostra otimista em relação às suas chances de sucesso na final contra o brasileiro. No total, os tenistas se enfrentaram três vezes, com duas vitórias para Kuerten.
"Eu já o venci em saibro", afirmou o argentino, referindo-se ao piso da competição chilena -onde Kuerten conquistou os cinco títulos da sua carreira.
A vitória a que Puerta se refere foi em Umag (Croácia), em 1998. Posteriormente, Kuerten bateu o argentino em Gstaad, no ano passado, e New Haven, em 98.
Na semana passada, Puertas foi finalista no Torneio do México -perdeu para o também argentino Juan Ignácio Chela, que eliminou Kuerten.
"Estou um pouco cansado com essa sequência de jogos, mas pelo menos esses dois torneios me deixam animado para esquecer o meu desempenho no ano passado", afirmou Puertas.
Em 99, Puertas acabou a temporada como o 100º colocado no ranking, tendo 24 vitórias e 31 derrotas. Em 98, o argentino teve o melhor ano da sua carreira: conquistou o único título em simples da sua carreira (em Palermo), terminando a temporada como o 39º do ranking mundial (42 vitórias e 24 derrotas).
No final da tarde de ontem, Gustavo Kuerten e Antônio Prieto disputariam uma vaga na final da chave de duplas do Torneio de Santiago, contra os espanhóis Javier Sanchez e Tomas Carbonell.
NA TV - Gustavo Kuerten x Mariano Puerta, ao vivo, às 12h, na ESPN Brasil




Texto Anterior: Tênis: Kuerten vence e está na final no Chile
Próximo Texto: Tenista pode voltar ao topo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.