São Paulo, quinta-feira, 05 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ex-Barueri quer voltar a ser Barueri

FUTEBOL
Disputa política interfere na volta do time, um ano após transferência para Presidente Prudente


EDUARDO OHATA
DO PAINEL FC
LEONARDO LOURENÇO
DE SÃO PAULO

Pouco mais de um ano após deixar Barueri e se mudar para Presidente Prudente, o Grêmio Prudente está de malas prontas para a viagem de volta a sua cidade de origem, na Grande São Paulo.
O time está próximo de ser comprado por empresários, com o apoio da prefeitura. A intenção é disputar a Série B, neste mês, já em Barueri.
Segundo a Folha apurou, o clube manteria sua forma de gestão e retomaria o nome Grêmio Barueri. A comissão técnica também foi definida.
Mais do que questões esportivas, é a disputa política que interfere no retorno da equipe à cidade natal.
Foi a forma encontrada pelo prefeito Rubens Furlan (PMDB), que não poderá tentar nova reeleição, para fortalecer a candidatura do escolhido para ser seu sucessor.
O nome com a simpatia de Furlan é o de Carlos Zicardi, secretário de Esportes de Barueri, colocado na pasta justamente por ser a de maior visibilidade no município.
A opção causou um racha com o antigo aliado do prefeito, o deputado estadual Gil Arantes (DEM), que já se lançou como pré-candidato.
Arantes é amigo próximo de Walter Sanchez, presidente do conselho do Prudente, que foi seu secretário quando ocupou a cadeira de prefeito.
A saída do time, em 2010, se deu graças a desavenças entre Sanchez e Furlan.
O acordo entre o clube e a Prefeitura de Prudente vence em 2012, ao final do mandato de Furlan. A ideia era retornar a Barueri em 2013, caso Arantes vença o pleito municipal do ano que vem.
Os que manobram para o retorno do clube, porém, querem adiantá-lo para capitalizarem apoio político e enfraquecerem a candidatura de Arantes à prefeitura.
Após a saída do Grêmio Barueri, no Paulista de 2010, a cidade se mexeu para não ficar sem time de futebol.
Para isso, conseguiu fechar acordo com o Campinas, clube da terceira divisão que pertencia aos ex-jogadores Careca e Edmar.
A equipe, rebatizada com o nome da cidade, porém, tem tido campanhas pífias e, neste ano, foi rebaixada à quarta divisão do Estadual.
O mais provável é que o atual Barueri seja absorvido pelo que está prestes a voltar.
Oficialmente, tanto o clube como a prefeitura negam qualquer negociação.
Ela, porém, foi confirmada à Folha por uma pessoa próxima à diretoria do Prudente.
"Não há nada com relação a isso, só boataria", afirmou Sanchez. Por meio de sua assessoria de imprensa, Zicardi também disse que não existe acordo e que deve se pronunciar hoje, em nota oficial.
Neste ano, o Prudente, semifinalista do Paulista-2010, sofreu seu segundo rebaixamento seguido, para a A-2. Na temporada passada, já tinha caído no Brasileiro.
As quedas representaram uma diminuição radical nas receitas e fizeram com que o dirigente, em entrevista a um veículo local após a participação do time no Campeonato Paulista, admitisse a possibilidade de venda do clube.


Texto Anterior: "Não vai aparecer ninguém", diz Torre
Próximo Texto: Casa atual prevê corte de verba sem a equipe
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.