São Paulo, segunda-feira, 05 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

[!]foco:

ONU diz invejar Fifa e usa são-paulino e corintiano em suas campanhas

EDUARDO VIEIRA DA COSTA
ENVIADO ESPECIAL A GENEBRA

A Organização das Nações Unidas tenta pegar carona na Copa para emplacar campanhas em prol dos direitos humanos e da união dos povos. Ontem, a entidade usou não só o jogo da seleção contra a Nova Zelândia, em Genebra, mas também Corinthians e São Paulo para veicular suas mensagens.
Imagens de torcidas dos dois clubes paulistanos foram usadas em outdoors espalhados ao redor do estádio de Genebra, com montagens fazendo alusões à ONU.
No outdoor que mostrava a torcida são-paulina, uma faixa no Morumbi teve sua inscrição modificada para "Droits de L'homme: non seulement parler" (Direitos Humanos: não é só falar). Outro cartaz mostrava a torcida corintiana erguendo um bandeirão da entidade, com a inscrição "Nous, peuples des Nation Unies" (Nós, povos das Nações Unidas).
O fato de as torcidas dos clubes brasileiros terem sido usadas passava quase despercebido pelo público.
Em um artigo publicado ontem pelo jornal "Bild am Sonntag", o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, admitiu que a Copa o faz ficar "verde de inveja" por sua capacidade de unir os povos. Segundo ele, a Fifa é mais importante do que a ONU por ter 207 filiados, contra 191 da instituição que dirige.


Texto Anterior: Tostão: Um bom jogo-treino
Próximo Texto: Estadia da seleção orgulha e apavora nova sede alemã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.