São Paulo, sexta-feira, 06 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE

Adeus aos superpenas

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

O combate entre o brasileiro Acelino Freitas, o Popó, campeão dos superpenas pela OMB (Organização Mundial de Boxe), e o cubano Joel Casamayor, dono do cinturão da AMB (Associação Mundial de Boxe), será o último do baiano nessa categoria, segundo o pugilista informou ontem a esta coluna.
"Quero fazer mais essa luta [contra Casamayor", subir de peso e unificar o título dos leves. Sei que falam que não consigo mais "dar o peso". Vou me acabar para entrar no limite dos superpenas, mas vou enfrentar e vencer Casamayor por nocaute até o oitavo assalto. Se ele aguentar tanto."
A luta, aliás, sofrerá novo adiamento. Após ser anunciado que o combate passaria de 14 de julho para agosto (hipótese já descartada), agora as datas mais prováveis para recebê-lo são 8 ou 22 de setembro.
O promotor de lutas de Popó, o norte-americano Arthur Pelullo, ao ser informado sobre as declarações de Popó, sobre uma eventual mudança de peso, afirmou não ter objeções. "Conversei sobre isso com os [novos" representantes de Freitas, mas não discutimos quando isso [uma mudança de peso] aconteceria. É uma novidade o que você me diz, mas vamos respeitar o que Freitas pede, ele é quem sabe como se sente melhor."
E há outros motivos para acreditar que Popó estará em melhor situação na categoria dos leves do que na atual.
Atualmente, todos os especialistas são unânimes em opinar que o melhor lutador é o norte-americano Floyd Mayweather Jr. Segundo eles, o americano dominaria Popó, Casamayor ou Steve Forbes, campeão pela FIB (Federação Internacional de Boxe). Após ter assistido a um teipe de sua vitória no início do ano sobre o compatriota Diego "Chico" Corrales, na qual teve performance perfeita, é difícil contestar essa posição.
Na categoria dos leves, Popó teria oposição mais fácil. Nenhum dos atuais campeões, o mexicano Jose Luis Castillo (Conselho Mundial de Boxe), o norte-americano Paul Spadafora (FIB) e o francês Julien Lorcy (AMB), é tão bom quanto Mayweather. E, caso queira enfrentar mesmo Mayweather (que também disse que subirá de peso em breve), Popó estaria em uma posição mais confortável entre os leves ou até os meio-médios-ligeiros. Aparentemente, Popó tem estrutura óssea mais adequada para ganhar massa do que o norte-americano.
Quanto a seu próximo compromisso (contra Casamayor), Popó, que nas bolsas de apostas é o azarão na proporção de 2 por 1, ganhou o apoio dos especialistas. Em uma enquete com quatro dos editores da mais tradicional publicação de boxe do mundo, a revista "The Ring", três deles disseram acreditar na vitória do brasileiro (nocaute no nono, décimo e 11º assaltos), citando a vulnerabilidade da defesa do cubano e o fato de apenas um golpe do brasileiro ter a capacidade de mudar a história do combate. Um quarto crê em nocaute de Casamayor sobre Popó em dez assaltos, pois "os golpes abertos de Freitas propiciam boas oportunidades para contra-ataques, ele está se matando para "dar o peso" e seu queixo não é grande coisa".
Matéria na "World Boxing", da mesma editora, também aponta para uma vitória de Popó contra o cubano, um nocaute em dois assaltos.

Programação 1
O canal 303 da DirecTV exibe ao vivo à 0h da madrugada de sábado a disputa do título intercontinental dos galos da AMB entre os mexicanos Rafael Marques e Gerardo ""Locomotora" Espinoza, em 12 assaltos. O favorito no combate é Marquez, ranqueado pelas quatro principais entidades do boxe, que tem 22 vitórias (21 nocautes) e 3 derrotas. Espinoza também é pegador, com 22 vitórias (20 nocautes) e 1 derrota.

Programação 2
O invicto meio-médio-ligeiro Hector Camacho Jr., filho do folclórico Hector "Macho" Camacho (que na próxima semana tem revanche com Roberto ""Mano de Piedra" Durán, na categoria dos supermédios), enfrenta amanhã, em Nova York (EUA), o maior teste de sua carreira, o ex-campeão Jesse James Leija. Na preliminar, os pesos-pesados Kirk Johnson e Larry Donald disputam eliminatória pelo título da categoria.

E-mail eohata@folhasp.com.br



Texto Anterior: Palmeiras aceita dar reajuste a meia
Próximo Texto: Futebol - José Roberto Torero: Das batatas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.