UOL


São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

De virada, Cruzeiro bate Criciúma fora de casa e mantém 8 pontos de vantagem sobre o Santos

Libertadores injeta ânimo no Brasileiro cruzeirense

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Como era de se esperar, a Libertadores anima o Brasileiro deste ano, cada vez mais cruzeirense.
A disputa por uma vaga no principal interclubes do continente ganhou força com a rodada do fim de semana do Nacional. Clubes que estavam em situação tranquila tropeçaram, e times que alimentavam sonho sem muita convicção agora acreditam de vez.
Sem pretensões de título, Atlético-MG, São Caetano, Guarani e Corinthians venceram e estão firmes na busca pela classificação.
Coritiba e São Paulo sonhavam com a taça, mas caíram na 34ª rodada e, apesar de se manterem na terceira e na quarta posições, respectivamente, estão ameaçados pelo bloco que vem atrás.
A 12 rodadas do término do campeonato, só o líder Cruzeiro, que venceu em Santa Catarina (3 a 1, de virada), e o vice-líder Santos, que ganhou clássico no Morumbi anteontem (2 a 1), estão abertamente na corrida pela taça.
O Corinthians conseguiu derrotar o Vitória em Salvador de virada (2 a 1) no primeiro jogo após a saída de Geninho e na primeira partida após os históricos 6 a 1 sofridos diante do Juventude.
O time paulista segue em décimo lugar, oito pontos atrás do quinto colocado, o Atlético-MG -os cinco primeiros do Nacional vão à Libertadores, contando o Cruzeiro como um desses times.
O Guarani desbancou o Coritiba em Campinas (2 a 1) e soma 49 pontos, como o Corinthians -leva vantagem sobre o time da capital por acumular mais vitórias.
Seis times estão na casa dos 50 pontos. Na prática, há uma luta de nove equipes por quatro vagas. Dos dez primeiros, apenas o Cruzeiro não joga pela Libertadores, pois está classificado na condição de campeão da Copa do Brasil.
A próxima rodada, no meio desta semana, tem confrontos diretos pelo sonho da Libertadores.
O Corinthians duela no Pacaembu com o São Caetano, que derrotou anteontem a Ponte Preta (1 a 0). O Santos pega o Guarani na Vila Belmiro. E o Inter, que anteontem arrancou empate diante do Paysandu em Belém (1 a 1), encara o Criciúma em Porto Alegre.
A torcida do Criciúma compareceu em bom número ao estádio Heriberto Hulse para empurrar o seu time para a Libertadores, mas não foi o suficiente para brecar o Cruzeiro, time que mais pontuou em uma edição de Brasileiro (chegou ontem a 70 pontos, marca que o Vasco registrou em 1997).
A disputa contra o rebaixamento também acendeu. O lanterna Grêmio derrotou anteontem o Figueirense (3 a 1) e teve outros resultados bons: Fluminense, Juventude, Bahia, Fortaleza e Ponte Preta foram mal na rodada.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Futebol: Corinthians vence sob críticas de Júnior
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.