São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Federação diz que falhou e vai rever fórmula

DA ENVIADA A ROMA

A FIVB (Federação Internacional de Vôlei) finalmente se pronunciou sobre o polêmico regulamento aprovado para este Mundial e sobre as marmeladas protagonizadas por Brasil, Bulgária, EUA e Rússia nas primeiras fases da competição.
A entidade reconheceu as falhas no formato de disputa e pretende modificá-lo para a edição de 2014.
"A FIVB vai pedir a especialistas para estudarem propostas e sugestões com o objetivo de melhorarmos a fórmula de competição", garantiu o presidente da federação, Jizhong Wei.
O atual formato, tão criticado, especialmente pelo Brasil, fora aprovado pelo antecessor de Wei no cargo, o mexicano Rubén Acosta.
O dirigente chinês ainda aproveitou para criticar a atitude de times que entregaram partidas com o objetivo de escolher o grupo no qual cairiam, casos de Brasil, EUA e Rússia. "A FIVB é firmemente contra qualquer tipo de manipulação de resultado, seja técnica ou financeira", afirmou.
O presidente da federação ainda afirmou que seria difícil punir as equipes que entregaram o jogo por ser muito complicado provar se o resultado ocorreu devido a uma trapaça ou a uma deficiência técnica.
Wei ainda reconheceu que manipulações de resultados, como as ocorridas neste Mundial, podem não só manchar um esporte como também matá-lo. (MB)


Texto Anterior: Pivôs de polêmicas, italianos e russos vivem dias distintos
Próximo Texto: Taekwondo afasta cartola suspeito de corrupção
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.