São Paulo, domingo, 06 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Até completo Grêmio vai mal fora

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Os torcedores do Grêmio que querem que o time perca o jogo hoje contra o Flamengo para não dar o título do Brasileiro ao arquirrival Internacional têm um indicador animador a seu favor: o desempenho pífio dos gremistas fora de casa.
Ao longo de todo o Brasileiro, o Grêmio só conseguiu vencer o Náutico, hoje rebaixado, fora do Rio Grande do Sul. Dos 18 jogos que disputou como visitante no campeonato, acumulou 12 derrotas e empatou cinco vezes.
Se considerado o número de pontos que deixou escapar quando viajou, o Grêmio obteve um aproveitamento de apenas 14,8%. Só o lanterna e rebaixado Sport teve um desempenho pior (13%).
O desempenho do Grêmio visitante não chega nem perto ao do Grêmio no Olímpico. Em seus domínios, onde conquistou 47 dos 55 pontos que tem, o time se manteve invicto.
Foi o que mais venceu dentro de casa (14 jogos) e só empatou cinco -aproveitamento de 82,4%.
A tendência de fraco desempenho fora de casa reforça a dificuldade que o Grêmio terá para derrubar o tabu de jamais ter vencido o Flamengo no Maracanã desde o começo da disputa por pontos corridos no Brasileiro, em 2003.
A insólita última rodada do campeonato acrescentou um elemento de pressão sobre o técnico Marcelo Rospide: muitos torcedores querem que o time simplesmente entregue a partida para os cariocas.
"É claro que é ruim para o jogador profissional entregar o jogo, mas ninguém vai querer ficar marcado como o cara que ajudou o Inter. Empate lá só se o Inter estiver perdendo aqui", diz André Mota, 25, um dos líderes da Geral, uma das maiores torcidas do Grêmio.
Rospide, que prometeu um time que vai "entrar para ganhar", terá pelo menos cinco desfalques de jogadores que ao longo do Nacional eram titulares.


Texto Anterior: Fla está só a uma vitória de ganhar título improvável
Próximo Texto: Polícia "descobre" 8.000 bilhetes e prende quadrilha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.